TECNOLOGIA: Anatel discute proposta de Edital 5G na segunda-feira

Evento virtual objetiva estabelecer parâmetros para licitação de frequências

Comprovadamente ainda não existe, no Brasil, nenhum equipamento com a tecnologia 5G para atendimento da demanda a se manifestar posteriormente à sua homologação.

Mesmo aquelas autoridades precipitadas e desinformadas não podem se apoiar na existência da tecnologia não homologada.

Houve quem pegou carona no discurso 5G e garantiu, em campanha política, um espectro ilusório ao qual foi dada a denominação dessa tecnologia.

Para esclarecer sobre a real situação, basta atentarmos para a nota distribuída pela respeitada Assessoria de Imprensa da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, instituição responsável pela condução do leilão de frequências a serem utilizadas pela polêmica tecnologia 5G.

Eis o inteiro teor da nota:

“Anatel delibera leilão de 5G em reunião extraordinária na próxima segunda-feira (1°/2).

O edital de licitação das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, o “leilão de 5G”, é o item único da pauta. Em ambiente digital, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza na próxima segunda-feira (1º/2), às 10h00, sua 13ª. Reunião Extraordinária com item único na pauta: proposta do Edital de Licitação das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, que serão objeto do leilão de 5G (processo nº 53500.004083/2018-79). A reunião pode ser acompanhada pelo portal da Agência na internet, em transmissão ao vivo. Acesse a pauta da reunião e saiba mais sobre o Conselho Diretor da Anatel”.

A FATIA DO BOLO

Em tempo, conforme revelou Vicente Aquino, conselheiro da Anatel presente ao evento em Pindamonhangaba, dirigindo-se ao responsável pelo setor técnico da Anatel, deveria ser avaliada, “com muita atenção, a possibilidade de as PPPs virem a merecer atuar no 5G dentro do quantitativo dos 100MHz especificados, inserindo essa proposta ao texto final do Edital de Leilão para concessões 5G”.

Logicamente, por parte da Reguladora, há o cuidado de se oferecer a maior cobertura, pela nova tecnologia a ser implantada, chegando-se aos mais distantes recantos brasileiros.

É nesse desenho a atuação das PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte), dentre as quais se enquadra a Americanet, segundo discursou o CEO da empresa, Lincoln Oliveira, acentuadamente em municípios com até 100 mil habitantes (neste caso, usar Pindamonhangaba como referência parece ser mais uma jogada de marketing, haja vista o município somar mais de 150 mil moradores).

ESPERA X FALÁCIA

Desta maneira, há a necessidade de se aguardar o resultado desse evento extraordinário da Anatel para termos, realmente, a definição da possível formatação final do EDITAL DE LICITAÇÃO.

Importante notar: é a discussão para a elaboração do texto final de referido documento licitatório, não o anúncio do leilão.

Para quem tinha dúvidas, eis a situação atual sobre a tecnologia 5G no Brasil.

Resumindo: o Brasil está estudando sobre como trazer 5G. Por enquanto, tudo é “de mentirinha” contada por interesseiros políticos ou comerciais. O comercializado hoje é o DSS (Compartilhamento Dinâmico de Sistema), conforme explicado nesse nosso artigo sobre o showcase realizado em outubro

Marcos Ivan, Jornalista Independente MTb36001

Redação do Canal39.

Comentários