AÇÃO: RT da Fé recebe visita do secretário de Turismo e Viagens e formaliza intenção de trabalho
Encontro aconteceu no futuro centro de eventos da RCC
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, participou na tarde/noite de quinta-feira, da reunião ordinária da Região Turística da Fé e discorreu sobre os objetivos do governo estadual para o fomento do turismo religioso regionalizado.
A reunião aconteceu no ainda não terminado espaço destinado ao acolhimento de fiéis integrantes da Renovação Carismática Católica, cuja sede nacional está em implantação no município de Canas.
Referindo abordagens feitas recentemente em reunião administrativa com a presença da primeira dama do estado, Lucena destacou a objetividade de se tratar especificamente sobre tres regiões turísticas: Vale do Ribeira, Pontal do Paranapanema e Vale Histórico com o uso de todas as ferramenas e conhecimentos para movimentar a economia delas.
Particularizou o foco para a Região Turística da Fé ao referi-la como “uma alavanca que, recebendo todo o reconhecimento, todo apoio e estrutura; todos os investimentos necessários, certamente repercutirá em toda esta região”.
“Eu vim aqui, em nome do governo do estado de São Paulo, dizer que a Secretaria de Turismo e Viagens, em parceria com APRECESP, AMITESP está à inteira disposição de vocês e certamente vamos sair daqui hoje com uma agenda de trabalho comum, uma lista de atividades a serem desenvolvidas conjuntamente [destinadas à implantação do Distrito da Fé].
DEMANDA IMEDIATA
Lucena disse ser inconcebível existir um acesso precário ao município sede da RCC. “Quando se fala desse acesso da Rodovia Presidente Dutra o pensamento é de 2030 para a frente. Não dá para esperarmos tanto tempo. Nós vamos tratar com a concessionária e com o governo federal e trabalhando de dentro para fora do estado de São Paulo para podermos agilizar esse processo”, frisou Lucena.
MODAL AÉREO
O secretário estadual de Turismo e Viagens alinhou as tratativas para a mais rápida inserção do aeroporto da Estância Turística de Guaratinguetá no sistema de conectividade nacional e a viabilização de voos comerciais regulares, favorecendo a chegada de turistas de todas as regiões brasileiras ao futuro Distrito da Fé.
Ao final do encontro a prefeita de Canas, Silvana Zanin, representando todos os autoridades regionais e, principalmente, os gestores de turismo, entregou ao secretário Roberto de Lucena uma carta formalizando a declaração de interesse da RT da Fé em prosseguir com as ações do Programa Turismo São Paulo.
Roberto de Lucena visitou, em companha da prefeita Silvana e do gestor de Cultura,Turismo e Esportes, Roberto Bastos Jr., o Espaço Cultural Cerâmica e participou da abertura da XVII Festa Italiana de Canas.
Em sua breve fala, Lucena cumprimentou a todos e salientou o valor do trabalho do boxes ali instalados, anunciando Canas como um dos municípios integrantes da agenda 2024 para as comemorações dos 150 anos da imigração italiana para o Brasil.
Texto: Marcos Ivan de Carvalho.