SHOW: Caravana Sotaques do Brasil inicia nova temporada de espetáculos

Largada acontece em São Luiz do Paraitinga

A terceira edição do projeto Caravana Sotaques do Brasil inicia circulação em julho de 2023, ocupando espaços públicos, como praças e teatros, de oito cidades do Estado de São Paulo, com apresentações gratuitas. Os primeiros shows integram a programação do Festival de Inverno - Um Friozinho Esquentadô, em São Luiz do Paraitinga, no dia 22 de julho, sábado, com espetáculos de Cris Barulins (para crianças), às 15 horas, e de Marco Vilane, às 21 horas.

O projeto consiste em 12 apresentações de música popular brasileira nos mais diversos estilos, promovendo o encontro de artistas cujos trabalhos são de reconhecida relevância cultural pela originalidade e criatividade.  A Caravana Sotaques do Brasil faz um passeio musical na nossa cultura popular, expressa em ritmos como samba, baião, xote, cantigas de roda, cancioneiro popular, samba rock, bumba meu boi e MPB contemporânea, promovendo não só a difusão dos artistas, mas também a formação de público e a democratização do acesso à cultura musical.

Idealizada pela Pôr do Som Produções, a Caravana Sotaques do Brasil foi viabilizada por meio de recursos do ProAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Os artistas/grupos que formam esta edição são: A Quatro Vozes, Tião Carvalho, Marco Vilane, Luana Bayô, Cris Barulins e Zé Eduardo, entre outros, que apresentam repertórios de músicas autorais, acompanhadas de composições referenciais de autores brasileiros. A Caravana vai percorrer 3.000 km, passando por São Luiz do Paraitinga, Ubatuba, Osasco, Cosmópolis, Guararema, Santos e outras. E, visando a democratização do acesso e ampliação do alcance do projeto, dois shows serão realizados em vídeo para serem disponibilizados no YouTube da Pôr do Som Cultural.

Música: Caravana Sotaques do Brasil

Data: 22 de julho - Sábado

Festival de Inverno – Um Friuzinho Esquentadô

Cidade: São Luiz do Paraitinga - SP

Coreto Elpídio dos Santos - Praça Oswaldo Cruz – Centro.

Entrada franca.

Duração: 1h. Classificação: Livre.

15h – Infantil: Cris Barulins – Lançamento do disco Pandeirodê

Cris Bosch, é cantora, compositora, percussionista e criadora do trabalho infantil de nome Cris Barulins. Os shows de Cris para a primeira infância trazem releituras de músicas da cultura popular brasileira e cantigas extraídas do grande acervo de canções infantis da tradição oral do Brasil, além de apresentar suas próprias canções. Em Pandeirodê, Cris Barulins - acompanhada por um quarteto formado por violão, sanfona, bateria e percussão - apresenta arranjos vocais em um o repertório que inclui clássicos infantis como “Tralalaô” e “Perdi Meu Anel no Mar”, canções criadas na pandemia em parceria com outros artistas de diversos estados do Brasil e outras de sua própria autoria. Pandeirodê é recheado de antigas roda, bumba meu boi, forró, samba e outros ritmos. (Foto: Pedro Nasser)

21h – Show: Marco Vilane – em Da Boca pra Dentro

Marco Vilane é cantor, compositor, músico e poeta. Natural de Jequié, na Bahia, cresceu cercado por uma diversidade musical e literária. Em São Paulo, desde 2005, com dois CDs lançados, ele já tocou ao lado de nomes como Dominguinhos, Flávio Venturini, Milton Nascimento, Paulinho Moska, Gabriel, o Pensador, Fabiana Cozza, Kleber Albuquerque e outros. No disco Da Boca pra Dentro (2022), Marco Vilane traz um encontro de sons, ritmos e poesias que abrigam as suas andanças musicais pelo Brasil. Com roupagem e sonoridades contemporâneas, porém com pitadas de reencontro com a poesia nordestina clássica, o cantor convida o público para embarcar numa viagem ora swingada e dançante, ora mais poética e reflexiva. Seu show destaca a tradição da música popular brasileira. (Foto:Paulo Thiago)

 

FICHA TÉCNICA | Caravana Sotaques do Brasil – Idealização/realização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Curadoria e direção artística: Sérgio Mendonça. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Produção: Felipe Trovareli. Direção de arte e cenografia: Iva Pinheiro. Técnico de som: Rodrigo Carraro. Transporte: Isa Vans. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Projeto por meio do ProAC - Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Comentários