FERROVIAS: SP começa a trilhar construção do PROGRAMA ESTADUAL DE TURISMO FERROVIÁRIO

Autoridades reúnem-se a bordo do trem Luz/Paranapiacaba com destino ao resgate do turismo sobre trilhos

Com a importante presença do secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, Roberto de Lucena, um encontro de personalidades envolvidas com o trade ferroviária e gestão de transportes e turismo aconteceu a bordo de uma litorina a qual cobriu o trajeto Estação da Luz até Paranapiacaba, em São Paulo.

A reunião fluiu muito objetiva e proveitosa, com o intuito de serem incluídos nos planos da retomada do turismo ferroviária paulista destinos como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Pires, além de outros. Ao todo, a previsão é de 10 trens começarem a movimentar o turismo no segmento ferroviário, promovendo o desenvolvimento regional.

Lucena destacou a importância do encontro para acontecer a geração de empregos e renda nessa modalidade de transporte. "Podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 250 Km sendo usados para o turismo e esse número pode aumentar", afirmou.

Representantes das Secretarias de Turismo e Viagens, Transportes Metropolitanos e da Pessoa com Deficiência contribuíram com as discussões durante a viagem de duas horas até Paranapiacaba, trocando ideias e informações com autoridades municipais e representantes do setor.

Até em 60 dias deverá ser divulgado um documento com as demandas destacadas no evento realizado, contendo objetivos distintos a curto, médio e longo prazos. Esse conteúdo servirá de norte para a formatação adequada do Programa Estadual de Turismo Ferroviário paulista.

"Além do apelo turístico, o transporte ferroviário tem o papel de valorizar a cultura de um estado cuja história deve boa parte de seu desenvolvimento aos ferroviários. Precisamos literalmente colocar São Paulo de volta nos trilhos", completou o titular da pasta estadual do Turismo.

Além do secretário Lucena, recebido pelo presidente da CPTM, Pedro Moro; estavam presentes à reunião o diretor de Patrimônio e Comunicação da ANPF, Fabio dos Santos Barbosa; a secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite; o diretor de Turismo de Campinas, Eros Marconsini; o diretor da ABPF, Bruno Crivelari Santos; o diretor de Planejamento da CPTM, José Marcos Miziara; o chefe de departamento comercial da CPTM, Luiz Otávio Liberio; o secretário executivo da STM, Manoel Marcos Botelho; o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fábio Picarelli; a assessora de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geiza Aparecida; o presidente do Instituto de Ferrovias e Preservação, Nelson Bueno; e o diretor da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Marcelo Scofano.

(Marcos Ivan, da redação Canal39, com informações da Assessoria de Imprensa da SETUR-SP)

Comentários