GASTRONOMIA: Tremembé inicia série de 4 dias com a Festa do Arroz

Evento movimenta a Estância Turística e já é agenda oficial do município

A profecia está contida no Hino de Tremembé, cujos autores o interpretaram na cerimônia de abertura da 14ª Festa do Arroz de Tremembé: “Teus campos se cobriram de dourado / Nas mãos que semearam arrozais / A ordem dos trapistas do passado / Semente que não morrerá jamais”.

Exata e tão somente assim: há 14 anos foi plantada a semente, por idealistas de verem o crescimento da cidade no trade turístico.

A ideia nasceu pela visão empreendedora de Lucia Manfredini e Marisa Amaral, atravessou uma década toda cheia de sucesso e já está acontecendo plena em seus 40% de segunda década.

As falas de Lucia Manfredini e Marisa Amaral não poderiam ser diferentes: gratidão, confiança e motivação pois, de uma forma ou de outra, todas as autoridades juntaram seus esforços e se puseram ao lado dos ideais em prol da Estância Turística de Tremembé.

Os Escoteiros Trapistas de Tremembé indtroduziram as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Tremembé, ato seguido pela interpretação dos Hinos brasileiro e tremembeense.

O prefeito Clemente de Lima expressou seus cumprimentos e agradecimentos a todos os envolvidos, reiterando seu testemunho já manifestado quando da festa para degustação dos pratos, reforçando a importância de toda a comunidade ser envolvida pelo evento.

Por sua vez, José Ferreira da Silva, secretário de Cultura e Turismo, destacou o envolvimento havido para o sucesso da mais uma edição da Festa do Arroz, agradecendo à participação do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR.

Padre José Vicente ministrou bênção aos pratos preparados pelos tendeiros.

A primeira atração da quinta-feira, no palco da Estação Paulo de Frontin ficou a cargo da Cia. Cênica de Danças Mônica Alvarenga, de Pindamonhangaba, a qual participa de Festa do Arroz desde a sua primeira edição.

Tenho um recado e não posso deixar pra depois: mês de maio, em Tremembé, tem a Festa do Arroz” é o início do jingle composto por José Luis Cardoso e Antonio Roberto D'Angelo, apresentada pelo Cardoso, reforça ainda mais a contribuição do evento para o turismo gastronômico, cultural e de negócios realizado na cidade abençoada pelo Senhor Bom Jesus.

Para quem viveu a época e também àqueles vindos após a saída de cena dos Mamonas Assassinas, os Pelados em Sanja mostraram a razão de a Brasília Amarela ser ainda página da história de vida de muita gente. O público de todas as idades cantou, dançou e festejou alegria com o grupo cover de São José dos Campos. Essa moçada ainda fez rolar um bom set de sambas.

A Festa continua nesta sexta-feira, a partir das 18h com a agenda aqui, incluindo-se a realização de work shops gratuitos sobre a utilização de arrozes na gastronomia, sob a coodenação do Senac:

às 18h30 – Oniguirizushi Recheado com Salmão Grelhado

20h – Panacoteca de Arroz com Geleia de Frutas Amarelas e Mel de Abelha Nativa.

Além dos tendeiros envolvidos com a gastronomia à base de arroz, outros tipos de gastronomia são oferecidos ao lado da espaço, bem como tendas com artesanatos da Feirartre e outros produtos e serviços.

O cerimonial nominou as segundas presenças: prefeito da Estância Turística de Tremembé, Clemente Antonio de LimaNeto; primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Maria Neves; secretário de Cultura e Turismo, José Ferreira da Silva; secretário de Gabinete, Dr. Luiz Guilherme Moreira de Carvalho Guedes; secretário de Desenvolvimento Econômico Arthur Taques de Amorim Bizordi; vereador Adriano dos Santos; comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Tremembé, 1º tenente PM Fernando Barbosa Soares; reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, padre José Vicente; autores do Hino de Tremembé, Odair Ribeiro das Neves e Hélio de Souza Morais; integrantes da Comissão Organizadora da Festa do Arroz de Tremembé: Lúcia Manfredini Santos, Marisa Aparecida Monteiro do Amaral, João Marcos Tourinho, Ronaldo Antonio Correa Cintra; Grupo de Escoteiros Trapistas de Tremembé.

A reportagem do Canal39 e da Revista39 Digital soma parceria logística com a Pousada Chácara Maria da Graça e Comissão Organizadora da Festa do Arroz de Tremembé.

Texto: Marcos Ivan

Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan.

Na próxima semana estará disponível uma Galeria de Fotos.

 

 

Comentários