ATRATIVO: Serra Negra inaugura cópia da Fontana di Trevi

Estância homenageia italianos e oferece, ao público, uma nova opção de turismo

As tradições e a fraternidade italiana são elementos marcantes no perfil da cidade de Serra Negra, haja vista a contribuição dos imigrantes para o progresso daquela Estância Turística Hidromineral do Estado de São Paulo.

Inaugurada em 12 de maio de 2023, uma linda fonte, inspirada na Fontana di Trevi, local famoso em toda a Europa, ocupando área de 370m², com 11m de altura e quase 21m de largura, é a “miniatura” do monumento original, haja vista este medir 26m de altura, localizado à margem do rione Trevi e do Palazzo Poli.

É um dos mais imponentes exemplos da arquitetura barroca, na Itália.

A nova atração de Serra Negra, somou um investimento de R$ 1,6 milhão, com a participação do governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), por meio de convênio no valor de R$ 505 mil.

Quarenta projetores de luz subaquática produzem efeito magnífico, realçando as esculturas, e o espelho d´água opera com 160 mil litros de água. A tradição italiana de jogar uma moeda e fazer um pedido dever ser, para moradores e visitantes, uma prática a ser comum na cidade serrana cujo movimento atinge cerca de 500 mil turistas por ano.
   
Famosa por suas águas minerais, seu clima serrano puro e agradável, a Estância Turística de Serra Negra ganha, mais uma vez, bom espaço dentre as cidades com verdadeiro turismo consolidado nos segmentos gastronômico, religioso e rural.

O secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, representando o governador Tarcísio de Freitas, expressou sua satisfação em fala durante a cerimônia.

"Está tudo muito bonito, das esculturas ao sistema de iluminação e paisagismo. Sem dúvidas uma parada obrigatória para quem visita o Circuito das Águas Paulista, uma nova atração que vai impulsionar o turismo na região", disse o secretário de Turismo paulista.

O prefeito serrano Elmir Chedid justificou a obra. "Esta obra é um sinal de agradecimento a tudo o que os italianos nos ensinaram e fizeram pelo desenvolvimento de Serra Negra através do café, do vinho, da gastronomia, do comércio e todos os setores da nossa sociedade. Além de ser um meio de atrair e agradar os turistas é uma forma de homenagear também a nossa população, que será muito beneficiada com mais trabalho, emprego e renda e com mais um ponto turístico, entre muitos outros que tem Serra Negra, para contemplação e lazer", comentou o gestor municipal. 

“A Lira Musical de Serra Negra abriu a cerimônia, a qual terminou com o descerramento da placa inaugural”.

Texto:
Marcos Ivan de Carvalho, ME91.207/SP, com informes da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo - SETUR/SP)
 

Comentários