FESTA: Aparecida homenageia São Benedito com grande participação popular
Moradores e visitantes ocuparam os espaços da Festa de São Benedito durante 03 dias
A edição de número 114 da Festa de São Benedito, na Estância Turística de Aparecida, na Região Turística da Fé e Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, aconteceu com a participação de incontáveis devotos do querido Santo Cozinheiro, com uma agenda extensa prevista - e cumprida - nos últimos três dias da programação.
Anteriormente, houve a realização de diversas ações como novenas, terços, vigília, focando no sucesso abençoado de todos os momentos da Festa.
A reportagem do CanaL39 e da Revista39 Digital acompanhou grande parte dos momentos havidos no sábado, no domingo e na segunda-feira (principal dia) e nós separamos esses eventos em galerias de fotos as quais, no final deste texto, estão compartilhadas com todos.
Louve-se o empenho, a dedicação e o espetacular voluntariado de um sem número de pessoas, para o bom andamento de cada módulo do planejamento.
Rápidas pinceladas, antes das fotos:
Em chegando a Aparecida, os grupos de congadas, moçambiques, catupés, já com suas vestimentas tradicionais, procuraram visitar o Santuário Nacional, para agradecer alguma graça e a bênção da Mãe Aparecida.
Alguns, até, tomaram seu desjejum nos estabelecimentos da Praça de Alimentação do Centro de Apoio ao Romeiro.
Na tarde do sábado, participação na Consagração dos grupos visitantes era ponto importante na agenda, acontecendo em frente à Basílica Velha.
A Missa Conga, realizada no domingo pela manhã, tem características de destaque de elementos afro, como as vestimentas até mesmo do celebrante, reis, equipe de animação e encenação, cânticos. Praça da festa completamente tomada pelo público.
Após o evento matinal de domingo, a tradicional Procissão (ou Puxada) do Mastro é tempo de muita gente se dedicar fervorosamente em transportar, nos ombros, o pesado e enorme mastro de madeira maciça. Ocasião de mais tambores, cores, vozes, percorrendo os espaços dos ares aparecidenses. No local onde é plantado o mastro, milhares de bilhetes a São Benedito. A fé inconteste mais uma vez manifestada por muita, muita gente mesmo.
A tarde do domingo da Festa de São Benedito marca ser tempo de acontecer a Cavalaria, com a participação, segundo os organizadores, de cerca de 2.300 animais montados por cavaleiros integrantes da Associação Cavalaria de São Benedito, diversas associações equestres, muladeiros, tropeiros e participantes avulsos.
A agenda, em sua parte religiosa, tem prosseguimento na segunda-feira, feriado municipal dedicado a São Benedito. O momento da Alvorada e muito concorrido, havendo uma espécie de sadia competição para se verificar qual grupo tem o privilégio de ser o primeiro a adentrar a nave da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, para louvar os santos no altar. Às 5h, espocam alguns foguetões, sinos badalam e a porta se abre. Neste ano de 2023 algumas pessoas chegaram antes da primeira congada, tomando espaço para entrar e se acomodar, vindo a assistir a participação dos diversos grupos.
Ainda no período da manhã da segunda-feira, Dom Orlando Brandes preside a Missa Solene, contando com a participação de diversos clérigos convidados. Mais tambores, orações, emoções, mineirice declarada (o povo mineiro faz o chão estremecer ao ser convidado a se apresentar).
Terminada a Missa Solene, a Caixa de São Benedito comboia a Irmandade e a Corte, encabeçada pelo casal de reis, até o local de preparação e distribuição dos Doces de São Benedito. Um verdadeiro exemplo de volutariado, com a participação, na Comissão dos Doces, de 85 dedicados cidadãos, homens e mulheres, de diversas idades. Essa equipe não pode perder tempo, pois os cinco mil quilos de doces de mamão, abóbora e banana precisa estar particionados e embalados para distribuição ao público.
Após o almoço de todos, começa o movimento "tamborizado" dos congos, catupés, moçambiques. Todos buscam um ponto estratégico, na Rio Branco, para integrarem-se à Solene Procissão, ponto culminante da Festa de São Benedito. Nesse evento, além da energia espetacular dos cantadores, dançadores, tocadores, independentemente da idade (e acontece muita gente da melhor idade participar) as diversas segmentações de trabalho durante o ano são destacadas por seus representantes, momentos de veneração aos santos tradicionalmente homenageados junto com O Santo Padroeiro. Após o andor de São Benedito, verdadeira massa humana segue o trajeto previsto, com a procissão desaguando na Praça Dr, Benedito Meirelles, para a Missa de Encerramento.
Historicamente acontece, na Festa de São Benedito, compondo momentos de lazer e diversão para as famílias, especialmente as crianças, a brincadeira dos Bonecões Maria Angu, João Paulino, Bruxa, Pescoçuda Futriqueira e o Tourinho, personagens confeccionados em papel machê e bambú.
Um "tiquinho" da Festa de São Benedito, para apreciação de todos.
A reportagem do Canal39 e da Revista39 Digital contou com o apoio logístico do Hotel Umuarama, em Aparecida.
Agradecemos a atenção a nós dedicada pela Comissão de Comunicação da Festa de São Benedito 2023
CLIQUE SOBRE CADA IMAGEM ABAIXO PARA VER AS GALERIAS DE FOTOS.
TEXTO: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista especializado em Turismo, me91.207/SP
FOTOS: Edna Maischberger, ME92.677/SP e Marcos Ivan