BONS RESULTADOS: SJC capricha na tarefa de casa e pode vir a ser MIT em breve

Sem parar de trabalhar, cidade realiza mais uma pesquisa turística enquanto aguarda evolução do Projeto na ALESP

Projeto de Lei assinado pelo deputado Sérgio Vitor (NOVO), acolhe e apresenta, à Mesa da ALESP, o ofício de Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos com o pleito de receber a classificação com Município de Interesse Turístico.

Em seu ofício, Farias destaca nominalmente os itens exigidos para a solicitação, iniciando com o Plano Diretor de Turismo Sustentável, recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores.

Capacitado corpo técnico participou das diversas etapas para a conclusão do PDTS e demais acessórios adequados para a instrução do processo.

O Projeto de Lei 33/2023 deve evoluir nos trâmites da ALESP, pelas diversas Comissões e, posteriormente, ser submetido ao crivo dos técnicos nomeados pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, responsáveis pela análise e aprovação do PL, considerando-o apto a participar da seleção para MIT.

O dossiê completo soma mais de seiscentas páginas e nele está contida, também, minuciosa pesquisa de demanda turística, elemento chave para orientação sobre todas as decisões a serem tomadas no fomento do trade.

Ao ser classificada como MIT – Município de Interesse Turístico, a cidade contemplada passa a fazer parte do elenco habilitado a desenvolver projetos com suporte financeiro oriundo dos repasses do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.

No PDTS joseense é possível verificar, por exemplo, a frequência de 30% registrada para turistas da capital paulista e, em segundo lugar, 9% de turistas locais. Os outros 61% somam visitantes de diversas outras localidades brasileiras. Apenas 2% não responderam ao questionário elaborado em 2021.

A média de permanência no município, em 2022, foi mais acentuada aos finais de semana, em alguns casos chegando a 10 dias.

Outros itens da estatística contemplam, por exemplo, faixa etária, gênero, motivo da viagem, etc.

Em sua justificativa para apresentação do PL 33/2023 o parlamentar refere, num trecho: “É destaque no país devido ao potencial de negócios, fator que impulsiona investimentos na área de hotelaria, comércio e serviços. Isso se verifica no enorme fluxo de pessoas que diariamente procuram São José dos Campos em visitas a shoppings, polos industriais e tecnológicos e centros educacionais técnicos ou de nível superior. O desenvolvimento tecnológico e industrial está em harmonia com a natureza, com parques em todos os cantos, praças nos bairros e ruas arborizadas. O destaque é o distrito de São Francisco Xavier, que tem uma paisagem verde preservada e vista panorâmica das cidades vizinhas, em meio a um relevo de montanhas e vales na Serra da Mantiqueira”.

Somando-se a todo esse minucioso trabalho dos envolvidos na elaboração do PDTS, a acolhida de Sérgio Vitor ao pleito, oficializando-o na ALESP, as possibilidades de breves boas notícias aos gestores e moradores de São José dos Campos aumentam, por conta de Lei aprovada pela ALESP contemplando adequações nos requisitos para classificação de MITs e ampliando o número de vagas.

Com base em ranqueamento estabelecido pela lei, existirão 80 Estâncias Turísticas e 165 Municípios de Interesse Turístico, contrapondo-se aos números atuais de 70 e 140, respectivamente.

SEM PARAR

As ações para o fomento do turismo em São José dos Campos não têm parada, considerando-se, ainda, a realização, pelo COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, de uma nova Campanha “Pesquisa Turística” de São José dos Campos e São Francisco Xavier.

Servindo-se da tecnologia, a primeira cidade inteligente do Brasil “semeou” nos diversos pontos estratégicos da cidade e do Distrito de São Francisco Xavier o QRCode destinado aos turistas, convidando-os a participar de pesquisa ao preencherem um questionário.

“Uma ação que vai ajudar a entender melhor a perspectiva do turista em relação a São José dos Campos e São Francisco Xavier. Com isso poderemos elaborar ações, campanhas e formas para estimular o crescimento econômico local e atrair visitantes de todo o mundo”, é a afirmação contida na mídia de divulgação dessa atividade.

 

Texto: Marcos Ivan de Carvalho, ME91207/SP

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