GASTRONOMIA: Visitamos mais um café em Pindamonhangaba
No bairro Feital, um agradável espaço para desjejum dominical com café colonial
Quer um motivo bom para não ficar em casa, logo pela manhã de domingo?
Tome nota: Café e Prosa, no bairro Feital, bem “de cara” com a indústria de alumínios.
Há espaço muito bom para acolher, muito bem, a todos, com bom arranjo de mesas e cadeiras, receptivo agradável e muita coisa boa para ser degustada, sem pressa.
Alguns animaizinhos circulam pelo espaço, proporcionando, a muitas crianças e até adultos, o contato com coelhinhos, galinhas, perus, cabritinhos.
Se você prestar atenção poderá, inclusive, observar o fenômeno do mimetismo apresentado pelos calanguinhos, répteis com a faculdade de adaptarem sua cor à do ambiente no qual estão, como forma de camuflagem. A ciência explica essa condição por conta das células chamadas cromatóforos.
Em conversa com Patrícia, a proprietária do local, ficamos sabendo – até – de uma “paixão” do marreco por uma das peruas. “Onde ela vai, ele está atrás”, disse a anfitriã.
Fogão à lenha
Um café dominical, ao estilo “bons tempos de verdade”, se apresenta aos visitantes em bules de alumínio, compondo o visual de bem montado fogão à lenha. Café de muito boa qualidade e sabor. Sem contarmos o complemento do leite puro.
Ao redor da mesa do fogão, uma grande variedade de produtos como pães, queijos, geleias, embutidos picados, ovos frescos... Sim, lá é possível fazer um ovo, na chapa, para comer com pão ou mesmo mexido.
O ovo mexido é indispensável em qualquer café tradicional, acompanhando as salsichas ao molho.
Sucos, frutas frescas, cuscuz de sardinha...
Você vai precisar resistir muito para não repetir, várias vezes, o biscoito da vovó. Sabe aquele sabor, aquela textura, aquela aparência de biscoitinho da vovó mesmo? Então, é o próprio.
Chegue cedo, bem logo as oito horas da manhã. Você vai precisar de motivos muito fortes para não ficar até o final do expediente.
Algumas redes, colocadas à disposição, podem servir de recurso para uma breve pausa, antes de nova abordagem ao fogão de lenha e suas tentadoras companhias.
Bem ao lado da cozinha, um armazém com cachaças artesanais, doces de leite, mel, algum artesanato. Sim, tudo para levar para casa e também para presentear amizades de maneira diferenciada.
As cachaças são produzidas pela Patrícia e são, simplesmente, irrepreensíveis.
Café em mesa de pés de café
Grande parte do mobiliário do Café e Prosa é composta por peças construídas com madeira extraída de pés de café não mais produtivos.
“Antes os pés de café improdutivos eram retirados e queimados. Alguém teve a ideia de aproveitar a madeira e começou, então, a produção de mesas e cadeiras com esse material”, explicou-nos Patrícia.
Amplo estacionamento
O Café e Prosa dispõe de amplo estacionamento, conta com portaria e funciona, por enquanto, aos domingos, no horário das 8h às 12h.
Uma piscina está em fase de recuperação e deverá ser disponibilizada, posteriormente, principalmente para a utilização do espaço quando de eventos particulares contratados.
Preços
Atualmente o preço para adultos é de R$ 25 e as crianças, a partir de 7 anos, pagam metade.
Reservas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 93085-7742.
Café & Prosa
Restaurante especializado em café da manhã e brunch
Avenida Burity, no bairro Feital, em Pindamonhangaba, SP.
Aprecie um pouco de tudo com as fotos clicadas por Edna Maischberger e Marcos Ivan.
Texto: Marcos Ivan, jornalista especializado em Turismo, ME91.207/SP
VEJA ALGUMAS FOTOS NAS GALERIAS (CLIQUE NAS MINIATURAS)