MÚSICA: Tuia é convidado para o Papo39 desta terça-feira, 17 de janeiro

Artista fala de sua carreira, sua presença no Verão na Montanha Fest e planos para 2023

O Canal39, por meio de seu projeto Papo39, com veiculação pelo Youtube, apresenta, nesta terça-feira,17 de janeiro, a partir das 20h, uma conversa bastante descontraída e musical com o cantor e compositor Tuia, revelação valeparaibana para os apreciadores da autêntica MPB.

O Papo39 será apresentado pelo jornalista Marcos Ivan e terá a produção de Lenir Boldrin e Olho Vivo Produções.

TUIA?

Sim, TUIA, com letras grandes, mesmo.

Vejamos um pouco da história desse artista, em material preparado pelo seu  escritório de representação.

Cantor e compositor, vindo do Vale do Paraíba - interior de São Paulo - Tuia despontou nos anos 90 com a banda Dotô Jéka.

Surgida em 1993, com uma proposta ousada e inovadora de misturar rock com música caipira, a banda DOTÔ JÉKA se destacou pela sua originalidade. Seu primeiro trabalho, que contou com o mesmo produtor dos RAIMUNDOS, foi lançado pela gravadora VIRGIN/EMI. Após várias apresentações em programas como: XUXA HITS, JÔ SOARES ONZE E MEIA , PROGRAMA LIVRE, entre outros, alcançou os primeiros lugares nas rádios do interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Nordeste. A versão de ROMARIA de Renato Teixeira (que participou do CD) e acabou ganhando também um clipe na MTV com diversas matérias na imprensa escrita, em destaque a revista BILLBOARD americana.

Em 2011 lançou seu primeiro trabalho solo em CD/DVD "Tuia ao vivo" que ficou entre os 20 mais vendidos pela Tratore (distribuidora independente), tendo destaque a música "O CÉU" nas rádios do Nordeste e Minas Gerais.

Veio em 2013 o disco de estúdio "Jardim Invisível", que trazia uma versão mais intimista e leve do seu folk rock e fez com que Tuia conseguisse fazer uma turnê nacional com êxito, de maneira independente, nos moldes da canção estradeira de Renato Teixeira "Amanheceu peguei a viola enfiei na sacola e fui viajar..." O disco foi escolhido entre mais de dois mil títulos, para concorrer ao Prêmio da música Brasileira.

Em 2016 Tuia lançou seu terceiro disco "Reverso Folk" (pela primeira vez distribuído por uma grande gravadora a Sony music). Produzido no Vale do Paraíba (interior de SP) e São Paulo, o disco vem com esse tom natural rural urbano, mas que sai do caminho das raízes e dos novos "indies alternativos", mantendo uma identidade mais "pop" e "brasileira".

"Reverso" significa uma volta aos textos poéticos a serviço da melodia e esteticamente soa quase como uma "subversão" ao folk tradicional, deixando um pouco de lado o ícone Bob Dylan e trazendo a tona os "mestres" do folk brasileiro como Zé Geraldo em "Ainda a mosca" que traz uma referência "Raul Seixista", Tavito com "Vermelho coração" mostra o lado mineiro cancioneiro e "Flor" com Guarabyra, convida a todos para uma "nova velha" viagem de volta a estrada dos amores rurais...O primeiro single "A cor do dia" está na programação da rádio Nova Brasil FM. O disco também foi escolhido pelo importante site de música Tramp, como um dos 100 melhores discos do ano.

Tuia tem feito shows com os maiores nomes da geração clássica e da moderna música brasileira, tais como Beto Guedes, Kleiton e Kledir, Tavito, Sá e Guarabyra, Zé Geraldo, Eduardo Araújo, Paulinho Pedra Azul, Marcelo Jeneci, Landau, entre outros...

Em 2017 Tuia, Tavito, Guarabyra e Ricardo Vignini se juntaram para realizar o projeto "As Gerações do folk e rock rural" tendo Tuia como proponente e anfitrião do show...O projeto estreou no edital da Caixa Cultural em Curitiba e Rio de Janeiro, com a turnê correndo para as principais capitais do Brasil, como Sescs e a nova Casa Natura de shows em São Paulo.

Começo do ano de 2018, Tuia fez dois shows com o "Encontro de gerações" no Sesc Vila Mariana em SP, com ingressos esgotados, com a gravação do DVD, mais participação especial de Ze Geraldo...que gerou o disco NÓS DO ROCK RURAL lançado pela gravadora KUARUP no Sesc Pinheiros em fevereiro 2019.

Tuia  lançou  em 2020 um novo trabalho "VERSÕES DE VITROLA VOL.1" pela gravadora Kuarup, com clássicos mineiros e pantaneiros como Espanhola de Sá e Guarabyra e Flávio Venturinni, Chalana que ficou consagrada na interpretação de Almir Sater, Senhorita clássico de Zé Geraldo, a versão moderna de Linda Juventude do 14 Bis que contou com a participação de Ana Vilela (cantora de maior sucesso da nova geração do folk pop, estouro do hit Trem bala) e Começo meio e fim de Tavito que foi um estouro na versão do Roupa Nova. O trabalho também traz o frescor de uma canção inédita de autoria de Tuia chamada Flor.

A versão de Linda Juventude (14Bis) faz parte de uma série de lançamentos que ousam em colocar para um novo público um apanhado de vários clássicos do rock rural desde dos mais regionais até os mais populares, trazendo na voz de Tuia e nos novos arranjos inovação e modernidade para o futuro do folk. A música ficou entre as mais tocadas nas maiores rádios de MPB, NOVA BRASIL FM e ALPHA FM ambas redes nacionais...A segunda música de trabalho nas rádios já está rolando e é uma composição do grande KIKO ZAMBIANCHI "Tudo é Possível". Também conta com um dueto da nova versão da música O CÉU ( composição de Tuia) com uma das maiores cantoras brasileiras ELBA RAMALHO, a faixa foi produzida por Alexandre Fontanetti ( produtor dos discos de Nando Reis, Zeca Baleiro, Rita Lee...) . A música já está na programação da rádio Nova Brasil FM. O disco conta com dois dos maiores produtores atuais da MPB, além de Alexandre Fontanetti, também o produtor Juliano Cortuah ( produziu grandes novos nomes do folk pop como Ana Vilela, AnaVitoria).

Em 2022 foi aprovado no edital PROAC para a gravação de um show exclusivo chamado "Tuia 25 anos" que será lançado como um disco ao vivo e também prepara o lançamento de seu novo álbum de inéditas intitulado “SEMENTE QUE O AMOR DARÁ com músicas como Flores da manhã (com as participações especiais de Guarabyra e Zeca Baleiro), Doce Vida com Renato Teixeira, O Santo parceria e participação também de Zeca Baleiro. O single da música De Repente teve participação da banda Vanguart ( Reginaldo Lincoln como co produtor vozes e violões) e a produção de Fábio Pinczowiski ( produtor de artidtas como Céu, Vanguart, Roberta Campos, Gilberto Gil...) e esta´nas principais rádios de MPB do Brasil, como Nova Brasil FM e Alpha FM enter outras...Já a música Sinais de amor (mixada pelo engenheiro de som Alberto Vaz em Nashville no estúdio da cantora americana Sheryl Crow), lançamento dia 15 de abril com show na casa Blue Note em SP, pela gravadora Kuarup.

A música De Repente está entre as mais tocadas nas rádios de MPB do país segundo a fonte Crowley, está nas programações de grandes redes como Nova Brasil FM e Alpha FM.

Para 2023, Tuia prepara um novo trabalho com músicas inéditas como “O amor não tem nome” que compôs e fez um dueto com Zeca Baleiro, “Paraquedas” e Água de Chuva, juntamente com versões em folk rock marcantes dos clássicos de Rolando Boldrin “Vide Vida Marvada” e “Romaria” de Renato Teixeira.

 

 

Comentários