RURAL: Sertões de Taubaté é aula de turismo em altíssimo astral
Silésio Tomé é profissional experiente e levar pessoas para a roça
“A gente passa um dia vivendo um pouco da vida do povo da roça”, é a chave de ignição para iniciarmos o passeio pelos Sertões de Taubaté.
Enquanto o experiente e simpático Mota guia o ônibus, sem ar condicionado ligado, sem vidro fumê ou blindado, sem banheiro a bordo e até sem televisão, confortos perfeitamente dispensáveis para turistar na roça, Silésio Tomé, o “pai da ideia” faz os primeiros avisos e dá as primeiras orientações.
Anunciando ser uma pequena amostra da vida na roça, Tomé descontrai o grupo, geralmente capaz de lotar o ônibus da Redenção Turismo.
Após isso, rumo aos Sertões. Serão, no mínimo, onze horas de imersão em estradas de asfalto, chão batido e muito verde emoldurando as laterais dos leitos de passagem.
Durante o trajeto, alguns momentos de parada, sem “apearmos” do bonde. É quando o profissional Guia de Turismo Silésio Tomé ilustra o passeio com remissões a situações da história de Taubaté e suas localidades rurais.
..............
Este é o texto inicial da edição especial de nossa Revista39 Digital, mostrando um pouco do contexto explorado no roteiro turístico Sertões de Taubaté.
Para ler a reportagem inteira, basta clicar na capa da Revista39 Digital, logo abaixo. Para ver muitas fotos, clique no estandarte dos Sertões de Taubaté.