CAPACITAÇÃO: Turismo Rural tem Festival em Pindamonhangaba
Pé na Roça, organizado pelos alunos do SENAR, fecha curso com almoço e música
Uma caprichada e irresistível “paella caipira”, preparada pelo casal Theotônio / Beth, e companhia, servida com a trilha sonora de Wagner Muzak, Ana Cláudia e Walmir Medeiros foi o momento de celebração pela conclusão de mais um curso de Turismo Rural oferecido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato Rural de Pindamonhangaba.
A partir de março, foram nove meses de envolvimento com técnicas e conhecimentos para melhor desempenho no atendimento receptivo rural e o Festival Pé na Roça, organizado pelos alunos, é – praticamente – uma espécie de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Durante o evento houve, ainda, exposição de artesanato (bordado, macramê, arte em cabaças), etc); produtos da gastronomia artesanal, como cerveja de mel, mel silvestre e derivados, dentre outros.
Um exercício de interação e resgate de boa lembrança aconteceu com a presença de Sinhá Chica, personagem a qual propôs um mergulho pelos momentos da história de cada um, exibindo objetos de uso comum em épocas mais antigas.
Os cursos do SENAR, geralmente em parceria com os Sindicatos Rurais, têm importância ímpar na capacitação de muitas famílias, haja vista ser a economia criativa a base do melhor sucesso dos incontáveis núcleos turísticos da zona rural.
Os representantes do Projeto Rancho dos Gaioleiros, de Taubaté, demonstraram apoio aos concluintes do curso e comentaram a respeito da importância do curso e seus objetivos, e alguns resultados obtidos com a aplicação das técnicas e conhecimentos auferidos durante as aulas.
Pedro Ribeiro, em nome dos concluintes, destacou a importância da capacitação para atendimento da demanda por turismo rural e de se viver intensamente essa experiência, com foco nos produtores rurais e seu envolvimento com a vida de todos os cidadãos.
“Essa aproximação entre o produtor rural e os visitantes sempre agregará novos conhecimentos, com melhoria de qualidade dos produtos serviços e, principalmente, a melhor qualidade de vida”, disse Ribeiro, destacando – ainda, o valor da preservação da cultura material e imaterial.
O instrutor do curso, em Pindamonhangaba, foi Alexandre Gomes.
No painel abaixo, alunos, instrutor e representantes do SENAR, Sindicato Rural e a Sinha Chica.
Clique nos selos abaixo para ver fotos do evento, com clics de Edna Maischberger e Marcos Ivan.