CULTURA: São Frei Galvão é projeto para comunidades

Projeto multimídia narra história do primeiro santo brasileiro    

Com amparo de emenda federal e fomentado pela Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, o projeto “São Frei Galvão vai às comunidades” tem conteúdo multimídia destinado a relatar, por meio dos formatos adotados, a trajetória do religioso canonizado primeiro santo brasileiro.

O acervo do projeto compreende a transmissão, pela rede mundial de computadores, de 10 sessões do documentário “São Frei Galvão, O Arquiteto da Luz” (autoria e direção de Malcolm Forest); uma viagem virtual do mesmo documentário em centros culturais e bibliotecas interioranas; registro em vídeo de peça teatral transmitida, também, pela internet (total de quatro sessões); podcasts pelo Youtube e Spotify; videoclipes durante a programação e, ainda, um webnário (palestras, 4 entrevistas gravadas as quais compõe minissérie sobre Frei Galvão).

O rol de mídias contempla curso online sobre vida e obra do Santo; criação de site responsivo, cujo conteúdo é gratuito.

O produtor Forest ainda realiza lives sobre a temática citada, com interação junto aos internautas, por meio de chat.

Os municípios de Guaratinguetá (cidade natal de Frei Galvão) e São Paulo, (SP); Salvador (BA); Rio de Janeiro (RJ) e Piraí do Sul (PR) devem receber cinco cópias do documentário realizado em 2013, ainda, possibilidade de acessarem toda a mídia contida no projeto, por meio de links gratuitos instalados no site oficial do Projeto.  

Um mergulho na história do Império, desde Dom João VI até Dom Pedro I, precedente ao Grito do Ipiranga, contextualiza a vida de São Frei Galvão, haja vista seu passamento ter ocorrido pouco mais de três meses da Independência do Brasil.

As atividades online possibilitarão interação dos internautas com os players integrados ao projeto, compatibilizando a obra e vida do canonizado com a história da época na qual viveu.

A arquitetura aplicada ao Mosteiro da Luz (patrimônio tombado pelo IPHAN) retrata a capacidade do então Antônio de Sant’Anna Galvão, construtor desse patrimônio, comprovadamente o mais conservado de todos da capital paulista.

Erigido em taipa de pilão, com técnica de pau a pique e amarração por meio de cipós, o Mosteiro é ponto de visitação constante.

“São Frei Galvão vai às comunidades” é uma produção apresentada pela Via Cultura Instituto de Pesquisa e Ação Cultural, sob coordenação da gestora Anna Marcondes e contando com a parceria de Malcolm Forest, criador do projeto.

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O SITE OFICIAL 

 

 

_____________________________________________________________

Da redação Canal39/Revista39 Digital, com informes de Beck Comunicação

Comentários