GASTRONOMIA: Café do Rancho do Salgado está no caminho certo

Agricultura familiar e criatividade dão o toque simples e autêntico da roça

Sem perda de tempo, já defina seu próximo final de semana como o de uma nova e agradável experiência em termos de “café de domingo”.

Logicamente o “pular da cama” precisa ser por volta das sete horas da manhã, sem café em casa e com muita vontade de saborear um punhado de coisas gostosas em contato com a brisa dominical a roçar rostos e palavras.

Para falarmos a verdade, nem se preocupe com ajustes no GPS. Basta seguir pela estrada do Atanásio, em qualquer dos dois sentidos: de Moreira César para o bairro Feital ou o inverso, até o número 1930.

Se você precisar de uma referência, considere o pedágio para carros “estrangeiros” existente na estrada, agora com cobrança por aplicativo, segundo consta numa placa instalada por lá...

Então, o Rancho do Salgado fica nessa estrada municipal e é fácil descobrir já estar chegando ao local: uma bem cuidada horta anuncia a hora de sair da estrada, estacionar e ocupar espaço para uma jornada de experiência gastronômica.

Pães, bolos, rocamboles, queijo, bolinho de chuva, espetacular manteiga da roça...

Café “bão de verdade”.

Quer um sabor especial para a entrada do desjejum dominical? Anote aí: suco de inhame com limão. Simplesmente incrível. O inhame é primo-irmão da batata e tio de segundo grau da mandioca.

Especialistas definem o inhame como o carboidrato fundamental para o metabolismo do corpo humano, rico em vitamina C e vitaminas do complexo B.

O Café do Rancho do Salgado lhe proporciona a saudável experiência de oferecer ao paladar e à saúde bons momentos de alimentação e conversa boa. Você vai perceber o canto dos pássaros, o ciciar do vento por entre as árvores, combinando com música ambiente da melhor qualidade, a cargo de uma boa emissora regional.

A reportagem do Canal39, num trabalho de pesquisa para elencar um projeto novo em nossa linha editorial, foi para o Rancho do Salgado num recente domingo.

A recepção fraterna, bem ao estilo das pessoas acostumadas com o bom trato, realmente agradáveis; o espaço amplo e bem cuidado, mantendo características realmente de rancho de roça, com adequada limpeza e mesas bem arrumadas...

Notamos as diversas opções de xícaras para uso dos visitantes. Para quem gosta de um cafezinho, a título de experiência, ou as maiores, para quem não se apega a “testes” e – sim – ao inalienável direito de apreciar café com gosto de café...

Não há “controle de tempo” para ficar no Café do Rancho do Salgado. O visitante paga uma vez e só não pode se permitir ao desperdício.

A agricultura familiar também é preservada pelos proprietários. Da horta saem os insumos para alguns dos alimentos preparados; o queijo é caseiro e até leite da roça pode ser adquirido por lá. A bonita horta fornece, por exemplo, alface e couve, além de outras folhagens totalmente orgânicas.

Nas fotos clicadas é possível observar um pouco do tudo quanto é o Café do Rancho do Salgado.

Fica a dica: quer comemorar uma data familiar de modo incrivelmente diferente e muito em conta? Consulte o pessoal do Salgado. Inclua, na conversa, a possibilidade de terem um bom cantor de MPB animando o encontro. (INSTAGRAM)

Uma dica para os “bikeiros”: se ainda não conhecem o local, programem-se para uma pedalada leve até lá. Tem espaço para muita gente dos capacetes coloridos. Só cuidem para rodarem em fila, pois ainda não há ciclovia disponível.

Até o final do ano mais atrações no Café do Rancho do Salgado. 

Contato WhatsApp: (12) 99731-7402

OPÇÕES PARA QUEM TEM VEÍCULO COM PLACAS DE OUTRAS CIDADES:

  1. Se o acesso for por Moreira César e, após o café, retornarem pelo mesmo caminho, não precisam pagar o pedágio.
  2. Quem desejar acessar pelo bairro Feital ou retornar por lá, precisa baixar um aplicativo para pagamento do pedágio. Veja como fazer acessando este tutorial.

NOTA: O Canal39 recomenda a primeira alternativa.

GALERIA DE FOTOS AQUI

Texto: Marcos Ivan

Fotos: Edna Maischberger / Marcos Ivan

 

Comentários