VIAGENS: VOA anuncia voo inaugural em Guaratinguetá
Presidente da concessionáriA define dia 25 de outubro como target e garante D-10 para equipamento ok
Participando da reunião levada a efeito em Guaratinguetá, na última quinta-feira, 08, o Coronel Marcel More, presidente da concessionária VOASP, detentora do direito de exploração comercial de 16 aeroportos no Estado de São Paulo, discorreu sobre a estrutura do aeroporto de Guaratinguetá.
Segundo More, o “Edu Chaves” tem pista capaz de receber grandes aeronaves (tem as mesmas dimensões da pista do aeroporto de Congonhas (SP), e terá, após as adequações, condições de receber aeronaves Boeing 737 e KC-390, maior modelo de cargueiro produzido pela Embraer.
Explicando ser, o aeroporto, parte do sítio aeroportuário, referiu a necessidade de adequações próprias para aeroportos comerciais, haja vista até pouco tempo o equipamento ser de uso da Força Aérea Brasileira, sob gestão da Escola de Especialistas de Aeronáutica.
Serão expandidos: a pista para os aviões taxiarem e o pátio para comportar aeronaves ATR-72 (80 passageiros). O terminal de embarque terá 350m² e atenderá até duas aeronaves simultaneamente.
Em área municipal, contida no sítio aeroportuário, More disse prever um polo de desenvolvimento.
Com objetivo determinado para 120 dias, no tocante à finalização da primeira parte do projeto aeroportuário de Guaratinguetá, o Coronel Marcel estabeleceu o prazo até 25 de outubro para o voo inaugural com destino à Estância Turística e destacou o investimento inicial de até R$ 10 milhões ao longo dos trinta anos de concessão.
“Nós estamos preparando o aeroporto para que fique pronto. Por isso essa reunião é importante, para sabermos de onde virão os aviões e para onde irão. Eu posso garantir aos senhores que a rede VOA prestará serviços acima de 300 quilômetros de distância”, disse.
Considerando a sustentabilidade, principalmente quanto ao fator zero carbono, o presidente da VOA estabeleceu foco na construção de uma “vila containers”, gerando emprego e renda, com envolvimento do terceiro setor. Prevê, ainda, a chegada de grandes empresários de hotelaria.
Num primeiro momento o empresário estabelece ser ideal a utilização de aeronaves Cessna Caravan, com capacidade para nove passageiros mais tripulação ou, conforme configuração específica, transporte de bagagens, uso executivo e atendimento, também ao parapúblico.
As aeronaves citadas são utilizadas pela Azul Linhas Aéreas (Conecta) e outras aéreas. O executivo e o comercial da VOA já estão em tratativas, nas respectivas esferas, para essas empresas virem a operar Guaratinguetá tendo, como incentivo, a isenção de todas as tarifas pelo prazo de seis meses.
VOO INAUGURAL
Ao final de sua apresentação, Marcel More informou a realização do voo inaugural para o dia 25 de outubro, data comemorativa ao Bicentenário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão. “Eu pretendo estar com o aeroporto pronto em D-10, ou seja, em 15 de outubro, com aquilo que eu preciso para trazer essas aeronaves cargo. Acredito eu, dentro dessa linha, que as aeronaves com nove lugares são de fácil manutenção, vou trazer o combustível subsidiado pela nossa empresa para esse voo inaugural para quebrar essa dúvida de “será que esse voo, de fato, vai acontecer?”
Referiu a grande conquista de se ter inserido, no projeto de concessões, um equipamento federal, público, para trazer o progresso para a sociedade, principalmente com a instituição do viés religioso (comércio de produtos alusivos), haja vista a histórica vocação da região pelo turismo religioso.
(Texto: Marcos IVan, Canal39)