AEROPORTOS: Espanhóis sem concorrentes abocanham Congonhas no leilão de concessão
Grupo Aena paga ágio de 231% e conquista direito de exploração por 30 anos
A rodada de número sete do programa de concessões de equipamentos aeroportuários, realizada nesta quinta-feira, 18, teve a participação única do grupo espanhol Aena, o qual ofertou o valor de R$ 2,45 bilhões (equivalente a um ágio de 231% sobre o valor inicial).
Único pretendente para esse bloco de concessões, o grupo Aena adquiriu o direito de explorar mais 10 terminais distribuídos entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará. Anteriormente, em 2019, já havia vencido um disputa mais difícil, com a participação de outras empresas. Na ocasião conquistou concessão de aeroportos na Região Nordeste do Brasil.
Ao todo, a empresa Aena tem 46 pontos de operação, espalhados pelo mundo. O capital da concessionária é formado com a participação do governo espanhol, com 51% e os 49% são negociados em Bolsa de Valores.
Há uma previsão, pela empresa, de investimento aproximadamente no montante de R$ 1,4 bilhão, do próximo ano, por conta de planejamento de melhorias.
Especialistas projetam a movimentação de 24,7 milhões de passageiros, em 2023 e o aumento para 37,5 milhões de viajantes em 2025.
(Marcos Ivan, para o Canal39 – Foto: Divulgação/Reprodução: aeroportocongonhas.net)