ECOTURISMO – Lançada a Cartilha RedeTrilhas

Material compõe elenco de ações para fortalecimento da biodiversidade

Solenidade de lançamento da Cartilha RedeTrilhas se deu por ocasião do 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, acontecido em Goiânia (GO), fruto da parceria entre os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente com o ICMBio (Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Já existem 6 trilhas de longo curso, consolidadas no Brasil e já integradas à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas).

O foco é a definição e crescimento de roteiros conectados, fortalecendo a manutenção da biodiversidade e ligação entre as inúmeras paisagens existentes em nosso país.

O material oferece orientações para as instituições interessadas em compor o elenco de opções da RedeTrilhas.

Participaram do Congresso, realizado no domingo (29/05) cerca de 680 pessoas, presencialmente, além dos participantes online.

Para o ministro Carlos Brito é importante difundir o Turismo de Natureza e, ao mesmo tempo, trabalhar em proteção à biodiversidade. “O governo federal, por meio dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, apoiados pelo ICMBio, desenvolve uma série de ações para fortalecer o ecoturismo no nosso país, atraindo cada vez mais visitantes para a prática de um turismo mais sustentável”, destacou Brito.

Importante destacar o fato de, com a RedeTrilhas, acontecer maior mapeamento, identificação e formatação de novas trilhas ou integrar novos trechos às já consolidadas, oferecendo mais informação e orientação aos turistas sobre estruturas de acesso e indicação de pontos de interesse como: cachoeiras, lagos, bases para pernoites, alimentação e outros pontos de apoio.

Um braço dessas ações envolve, ainda, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

PARA TER ACESSO À CARTILHA, BASTA CLICAR AQUI.

Dados do Ministério do Turismo:

“ECOTURISMO - Evidenciando o crescimento do ecoturismo no país, as 145 unidades de conservação federais, administradas pelo ICMBio, contabilizaram 16,7 milhões de visitas em 2021. O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos, superando o cenário pré-pandemia de Covid-19 – em 2017, quando foram registradas 10,7 milhões de visitantes. 

QUALIFICAÇÃO - Apenas em 2022, o Ministério do Turismo, por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o Brasil, ofertou 1.275 vagas em cursos de capacitação para guias de turismo em atrativos naturais. Atualmente, 400 delas estão abertas com inscrições até o dia 10 de junho para profissionais que atuam nas regiões Norte e Centro-Oeste do país”.

(Marcos Ivan, com informes do Ministério do Turismo e Ministério do Meio Ambiente)

 

 

 

Comentários