RELIGIÃO: Corpus Christi em Aparecida terá ornamentação diferenciada

Secretaria de Turismo continua produzindo peças artesanais para o dia da celebração

Na foto acima, Zenilda Cunha, secretaria de Turismo de Aparecida (SP)

A Secretaria de Turismo de Aparecida, na Região Metropolitanta do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Estância Turística paulista, por onde passam - anualmente - cerca de 13 milhões de peregrinos, em visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, prepara, para junho, a ornamentação das ruas pelas quais passará a procissão do Cristo Eucarístico.

Devido aos procedimentos sanitários, por conta da pandemia, muitas coisas mudaram, nos últimos dois anos e, naturalmente, as providências para a realização desse evento religioso também passaram por estudos de adequação e melhorias, devido à evolução do processo de retomada.

Zenilda Cunha, atual secretaria de Turismo, coordena uma equipe de funcionários da própria pasta na confecção de flores artesanais, de diversos tamanhos e formatos, as quais serão componentes dos elementos de ornamentação para a referida procissão.

"Nessa retomada do acolhimento a todos os romeiros e peregrinos que aqui vêm, vamos representar o desabrochar das maravilhas de Deus. Um dos detalhes será a moldura ornamentada, subindo a rua Monte Carmelo e nossas flores vão estar intercaladas pelas preparações desenvolvidas pelas paróquias de Aparecida: a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Benedito; a de São Roque e a Santo Afonso Maria de Ligório", destacou a secretaria de Turismo ao apresentar o projeto ornamental.

As flores são confeccionadas por meio da técnica artesanal conhecida como fuxico (trouxinhas de tecidos, costuradas de maneira a proporcionar bonito efeito visual pelo contraste de cores) e serão novidade na procissão de Corpus Christi.

A comemoração de Corpus Christi acontece no dia 16 de junho e é destaque no calendário de festividades católicas.

-------------------------------------------------------

Marcos Ivan, para o Canal39

Imagens: Frames de vídeo contido no portal de notícias de Apareida, SP

Comentários