MARATONA DE FÉ: Grupos Folclóricos marcam Festa de São Benedito em Aparecida.

Percussões e vozes inundam os espaços da terra da Padroeira

Desde a manhã de sábado, 23, a Estância Turística e Religiosa de Aparecida, no Estado de São Paulo, vive os ares da retomada das manifestações de devoção e fé a São Benedito.

Após dois anos sem acontecer, a tradicional comemoração trouxe, para a Capital Mariana brasileira, um sem número de grupos folclóricos cultivadores e preservadores das Congadas, Maracatus, Moçambiques.

O primeiro momento, emocionante para todos, foi a visita dos grupos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O templo ribombou tambores e vozes, enquanto infinitos gestos de gratidão e saudação à Padroeira se renovavam diante do altar e da imagem da santa.

Do Santuário, os devotos batuqueiros e cantadores subiram para a Basílica Velha, onde receberam bênção de consagração e, mais uma vez, reverenciaram Nossa Senhora Aparecida.

Indo e vindo, subindo ou descendo as ladeiras, folego e preparação física não faltaram aos visitantes cantadores e tocadores. A cada esquina, um novo grupo surgia, trazendo sons e cores para demonstrar devoção, fé e tradição.

No domingo, pela manhã, foi a vez de acontecer a Missa Conga. Bem antes das nove horas da manhã as ruas já eram palco de mais congadas, moçambiques, maracatus.

Gente de todas as partes... Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul...

A praça, local da celebração, vibrou mais forte quando foram convidados a erguer as mãos os visitantes moradores em Minas Gerais...

Visitando a Igreja Matriz, antes e depois da Missa Conga, mais coreografias, cantorias, cores e tambores.

Impressonante como o “gás” dessa gente devota a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia não acaba. Pelo contrário, parece aumentar o reservatório de cada um.

É notável a presença de crianças, com as cores de seu grupo, tocando algum instrumento, cantando e coreografando. Sinal de termos a garantia da preservação das tradições e da cultura populares.

Procissão do Mastro, domingo à tarde, ao som das agremiações culturais... Uma pausa aconteceu, pelo menos pelo entorno da praça, por conta da passagem da Cavalaria de São Benedito, considerada a maior procissão em lombo e equinos e muares no Estado de São Paulo.

Nesta segunda-feira, 25, a partir das 5 da manhã, Alvorada de São Benedito. Mais tambores, vozes, danças, cores. A igreja é aberta para os “tambozeiros” reverenciarem, mais uma vez, o Santo Cozinheiro e Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, às 10h, Missa Solene.

As celebrações da Festa de São Benedito, em Aparecida, serão encerradas com a Solene Procissão, percorrendo algumas ruas da cidade, com a trilha sonora das percussões e canticos dos grupos folclóricos.

Até o momento da publicação dessa nota, não havia sido divulgado o número total de congadas, moçambiques e maracatus registradas oficialmente junto à Comissão Organizadora.

CLIQUE AQUI PARA VER MUITAS FOTOS DA FESTA DE SÃO BENEDITO 2022 EM APARECIDA

 

 


MARATONA DE FÉ - FESTA DE SÃO BENEDITO 2022 EM APARECIDA, SP


Grupos Folclóricos marcam Festa de São Benedito em Aparecida.

Percussões e vozes inundam os espaços da terra da Padroeira



Comentários