TRADIÇÃO: Guaratinguetá vive edição 265 da Festa de São Benedito e São Gonçalo

Em 20 dias Irmandade e devotos organizam mais uma grandiosa homenagem aos santos

Dois anos de espera, um tanto bom de incertezas.

A mesma fé alimentando os corações, mentes e atitudes de milhares de fiéis a São Benedito e São Gonçalo.

A decisão pela realização da festa de 2022 aconteceu, segundo palavras do pároco Jalmir Heredia, apenas 20 dias antes da data tradicional, o Domingo de Páscoa. Nesse dia, a Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito é o ponto de partida das comemorações mais populares, haja vista já estarem acontecendo as celebrações litúrgicas com a novena.

Historicamente a Cavalaria de São Gonçalo é mais antiga. São 296 anos de atividade, reunindo cavaleiros em lombo de equinos e muares. Percorrendo várias ruas, em diversos bairros, a Cavalaria homenageia, também, Nossa Senhora Aparecida e incorporou, este ano, o carro andor de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

Na Praça Piratininga, em frente à Igreja de São Benedito e Santa Cruz, outro grupo de fiéis iniciou a procissão conhecida com “Puxada do Mastro”, peça em madeira, inteiriça, com peso aproximado de 800 quilos. Levada no ombro, durante o restante do trajeto estabelecido para a Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito.

Seguiu-se o levantamento do mastro e o acendimento das luzes, sob aplausos e orações de todos. O encerramento da procissão/Cavalaria aconteceu com a bênção do pároco aos cavaleiros e animais.

Na manhã de segunda-feira de Páscoa, a Missa da Irmandade e o Café de São Benedito foram momentos de mais tradição, mais orações e devoção.

Após a missa solene, presidida pelo pároco padre Jalmir Carlos Heredia, aconteceu, na Casa da Irmandade de São Benedito, a bênção e distribuição dos também tradicionais doces e lembrancinhas de São Benedito, ocasião na qual foi anunciado o casal Rei e Rainha para 2023.

Cerca de cinco mil quilos de doces foram distribuídos ao público.

À tarde, com a participação de milhares de pessoas, a Procissão de São Benedito e São Gonçalo percorreu o tradicional trajeto. À chegada, houve a passagem das coroas e das faixas aos novos Rainha e Rei.

Na ocasião, o pároco Jalmir formalizou suas despedidas aos paroquianos, haja vista estar terminando seu período de seis anos à frente da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria – Igreja de São Benedito.

Texto: Marcos Ivan / Canal39

 

 

 


GALERIA Nº 01 FESTA DE SÃO BENEDITO E SÃO GONÇALO - GUARATINGUETÁ 2022


FOTOS DA CAVALARIA DE SÃO BENEDITO E SÃO GONÇALO, PROCISSÃO PUXADA DO MASTRO 

ABRIL 2022 - FOTOS DE EDNA MAISCHBERGER E MARCOS IVAN / CANAL39



Comentários