CERTIFICAÇÃO: Setur SP e Sebrae apresentam Seminário de Sensibilização do Programa SP EcoAventura
Encontro no Intercity Pátio Pinda teve cerca de 100 inscritos
ATENÇÃO:
A reportagem do Canal39, único veículo especializado em Turismo e Cultura, com sede em Pindamonhangaba, assistiu ao Seminário de Sensibilização - Polo 5, do Programa SP EcoAventura, desenvolvido pela SETUR SP em parceria com SEBRAE.
Ariane Canellas, gerente regional do escritório Sebrae em Guaratinguetá, abriu o evento com sua saudação a todos e destacou os objetivos do seminário: a gestão de segurança e qualidade em serviços prestados com Turismo de Aventura.
Segundo Canellas, “o programa vai beneficiar 120 empresas, ao final. Porém, aqui do nosso polo são quinze empresas atuantes e preparadas para voar baixo aí no mercado”.
Apresentado por Leonardo Persi, do Sebrae; Massimo Desiati (empreendedor em Turismo de Aventura e proprietário da Quatro Elementos Expedições) e Rodrigo Ramos, Coordenador de Turismo da SETUR SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), o Seminário de Sensibilização do Polo 5 do Programa SP EcoAventura trouxe, aos envolvidos, os objetivos do programa: fortalecer a cultura da qualidade, da gestão de segurança e da competitividade das empresas e destinos com vocação para o Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Com a participação de representantes de mais de duzentos municípios, quinhentos empreendedores e gestores sensibilizados, o foco é definir pela melhoria no ambiente de negócios e desenvolvimento sustentável de empresas e destinos, o programa pretende viabilizar a certificação em gestão da segurança em turismo de aventura, segundo as normas internacionais, por meio da ABNT_NBR ISO.
Ao final do cronograma de ações deverão estar certificadas 150 dessas empresas participantes dos seminários iniciais. Isso por conta de precisarem cumprir todos os requisitos do programa o qual fornecerá orientações sobre Sistema de Gestão de Segurança; importância de uma segurança jurídica; educação financeira; atendimento de emergência, dentre outros itens.
Uma apresentação em vídeo mostra: quase metade dos acidentes em Eco Turismo e Turismo de Aventura acontece por falta de capacitação do responsável pelo serviço oferecido. Detalhe: cerca de 75% dos casos tem origem na ausência dos equipamentos de proteção disponíveis no mercado.
Os empreendedores precisam distinguir entre matéria prima e produto turístico; rusticidade e precariedade; custo e investimento. Os produtos turísticos precisam ser formatados, sinalizados, com infraestrutura de atendimento e divulgados.
O empreendedor não pode considerar despesas (custo) com investimento (maneira de fazer seu serviço efetivamente aparecer bem referido e conceituado.
Em outro momento das apresentações, quando do esclarecimento de dúvidas, os apresentadores foram bastante consistentes na assertiva de os empreendedores terem posicionamento organizado, definido, fazendo valer os seus Conselhos de Turismo e o indispensável cumprimento das leis, para as conquistas não se perderem por conta da mudança da gestão municipal. “Se não tiver a aprovação do COMTUR, não sobe, não progride”, destacou Rodrigo Ramos.
Os apresentadores, em suas falas, deixaram explícita a situação sobre o não cumprimento de leis implicar em conivência, aprovação às irregularidades e corresponsabilidade.
O Programa SP EcoAventura tem previsão de investimento, nas ações de sensibilização, capacitação e preparação para a certificação de 150 empresas, na casa do R$ 5 milhões.
“O investimento é grande e nós precisamos do retorno, o comprometimento de todos os selecionados. Não devem ficar apenas com a certificação, mas compartilhar a capacitação com seus contratados é muito importante, para os objetivos do Programa”, disse O Coordenador de Turismo Rodrigo Ramos.
Participaram do encontro, realizado no auditório do Intercity Hotel Pátio Pinda, secretários e demais cargos diretivos de Turismo de diversas cidades contidas no Polo 5 do EcoAventura; empreendedores do trade; conselheiros de Turismo; convidados.
A coordenadoria de Turismo da Setur SP e o parceiro Sebrae escolheram Pindamonhangaba para sede desse evento pela sua localização estratégica, praticamente no meio da linha que une as cidades envolvidas no Polo 5.
A reportagem do Canal39 agradece a colaboração de Bruno Vita, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
E-BOOK:
Durante o evento foi realizada uma apresentação, em vídeo, das ações desenvolvidas pela Ong Férias Vivas. O conteúdo de um e-book gratuito é excelente ferramenta de orientação a todos os empreendedores e usuários dos serviços de turismo de aventura.
Vale a pena dedicar atenção à avaliação de mais de quarenta casos reais de acidentes em Eco Turismo ou Turismo de Aventura e em outros espaços de lazer, como piscinas.
PEGUE AQUI O SEU EXEMPLAR
...............
Texto/fotos: Marcos Ivan, jornalista independente ME91.207/SP
Fotos: Edna Maischberger ME923677/SP