EVENTOS: Centro Padre Vítor: mais de 300 mil pessoas acolhidas em 10 anos de inauguração
Espaço multiuso recebe desde eventos religiosos a equipes de esportes olímpicos há uma década
Por Lídia Tostes
Neste mês de fevereiro, o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida completa 10 anos de inauguração. Localizado no complexo de acolhida do Santuário Nacional de Aparecida, o espaço multiuso, com cerca de 15 mil metros quadrados de área construída, já acolheu mais de 300 mil pessoas ao longo destes anos.
De eventos religiosos a torneios esportivos, o Centro de Eventos protagonizou em torno de 1.200 atividades de relevância social, cultural, política e religiosa. Exemplos disso são os debates presidenciais promovidos pela TV Aparecida nas duas últimas eleições; aulas de educação para o trânsito e formaturas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizadas no ginásio; shows de artistas renomados, como Daniel, Sérgio Reis e Renato Teixeira, e bandas católicas, como Rosa de Saron e Pe. Fábio de Melo.
Nos esportes, como Centro de Treinamento, acolheu a Seleção de Ginástica Rítmica da Rússia nas Olimpíadas de 2016, momento de destaque internacional. Antes disso, em 2014, chegou a sediar uma etapa estadual do Torneio de Ginástica Rítmica promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica. No mesmo ano, o espaço recebeu competições de alto rendimento, como a abertura da Superliga Masculina de Vôlei e a final da Liga Nacional Masculina de Handebol.
Já no âmbito religioso, bispos de todo o Brasil se juntam no local para as Assembleias Gerais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), onde são pensadas e planejadas as principais ações da Igreja Católica do país para o ano em vigor. Além disso, grandes romarias que peregrinam até o Santuário também se reúnem no espaço.
Durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, o Centro de Eventos foi alternativa fundamental para a ampliação no número de missas, a fim de acolher a todos os devotos com segurança e obedecendo aos protocolos sanitários estabelecidos em cada fase.
A Gerente do Núcleo de Eventos, Aline Costa, recorda que “quando a capacidade máxima da Basílica estava em 1 mil pessoas sentadas, não estava sendo possível atender a demanda dos finais de semana”. Surgiu-se então a iniciativa de missas simultâneas no espaço durante os horários de maior demanda, recebendo, na primeira fase, 3 mil devotos em cada celebração. Segundo Aline, “a ação permitiu que grande parte dos visitantes que vieram até a Casa da Mãe Aparecida não fossem embora sem participar da Santa Eucaristia”.
A realização destes e tantos outros eventos se dá graças a infraestrutura do Centro de Eventos Padre Vítor, que permite o acolhimento de até 8 mil pessoas em seu piso superior, além de atividades simultâneas no Foyer de 400 m² e em 11 salas reservadas na parte inferior, com capacidade para até mil visitantes.
Modernização e acessibilidade
Inaugurado em 2012, o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida nunca deixou de receber melhorias. “Não dá mais para ser como era antes. O Centro de Eventos Padre Vítor traz inovação, tecnologia, versatilidade e uma equipe expert para promoção e execução dos eventos que nele acontecem”, comenta a Gerente.
Sua infraestrutura conta com moderno sistema de sonorização e multimídia; ginásio com camarote, arquibancadas setorizadas e palco, pensados de forma a atender especificações técnicas de grandes competições; e independência das áreas, permitindo a realização de eventos simultâneos.
“Isso gerou uma corrida na região, onde os locais semelhantes já existentes tiveram que se aperfeiçoar, não só em infraestrutura, mas na qualidade do atendimento e prestação de serviços. É um espaço extremamente necessário para fomentar o turismo religioso e de negócios, não só na cidade de Aparecida, mas em todo o Vale do Paraíba”, complementou Aline.
Fundamental para garantir o acolhimento de todos os convidados aos eventos, o recinto se destaca também nos critérios de acessibilidade, já que possui rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e elevadores.
Além disso, a parceria com o Rainha Hotéis, situado no complexo de acolhida da Basílica, garante segurança e conforto em hospedagem aos visitantes, com condições especiais de pagamento e benefícios como transfer gratuito entre Hotel e Centro de Eventos.
Expectativa para os próximos meses
Recentemente, visando a manutenção do local, foi realizada a substituição dos projetores de 3 salas reservadas por equipamentos de última geração com tecnologia a laser de alta definição.
Para os próximos meses, com a retomada gradual de eventos presenciais, a equipe responsável pelo centro de acolhida promete novidades.
“Claro que, nesta ocasião especial de 10 anos, não poderíamos passar em branco! Ao longo deste ano, os principais espaços passarão por uma repaginação em seu projeto de interiores, de maneira a trazer maior conforto, segurança e sofisticação, tanto para os organizadores, como para os participantes de cada evento”, ressalta Costa.