FOLIA DE REIS: Filhos de Maria cantam no Solar dos Salles, em Pindamonhangaba

Fechando o ciclo natalino, Espaço Cultural “Dr. João Laerte Salles” abre as portas para Folia de Reis

Quem circula pelo centro de Pindamonhangaba, mais exatamente pela Rua Bicudo Leme, a rua da matriz, percebe um imponente casarão, de arquitetura remontando ao início do século passado.

Aliás, se não o mais antigo, um dos mais antigos da cidade. Porém, comprovadamente, é o mais bem conservado.

A noite de 25 de janeiro marcou o encerramento do ciclo natalino, podemos denominar assim, no Solar dos Salles.

Abrindo as portas em par, Maria Ceres Merly Salles deu as boas vindas ao grupo de Folia de Reis “Filhos de Maria”. Aí começava a cantoria de saudação ao presépio.

Aliás, coloquemos no plural: saudação aos presépios.

A partir de um presépio adquirido pelo patriarca da família, há 90 anos, e ainda em muito boas condições de conservação, Ceres desenvolveu o hábito de montar presépios.

Atualmente ela tem uma coleção de nove montagens e, curiosamente, grande parte dos presépios contém peças recolhidas dos chamados “santos cruzeiros” ou “santas cruzes”, locais públicos onde são depositadas imagens danificadas, quebradas.

As peças, após recolhidas, passam por um processo de restauração orientada pela própria Maria Ceres, com a participação de profissional capacitada, e passam a compor um dos presépios.

Nessa coleção, um Menino Jesus com braços removíveis; outro com dentes; uma Sagrada Família totalmente resgatada de um santo cruzeiro...

Ceres literalmente dá uma aula a respeito de cada peça, cada presépio, cada trabalho de restauração. Sua admiração a cada elemento de sua coleção é digna de uma viagem mental aos momentos da infância de cada um, dentro das famílias as quais tinham – por hábito – a montagem de presépios.

Foi nesse ambiente de muita história, e à luz da mais bela História da Humanidade, o encontro com a presença dos Filhos de Maria, grupo de Folia de Reis composto por treze cantadores e tocadores. Sanfona, tambor, violão, pandeiros, chocalhos e apito faziam a trilha sonora para a interpretação dos versos das tradicionais cantigas de saudação ao presépio.

Os convidados ajudavam no coro, algumas senhorinhas até mesmo emocionadas.

As bandeiras dos Filhos de Maria e do Divino Espírito Santo eram credenciais de se estar vivendo momento único de tradição popular e demonstração de fé cristã.

Um breve passeio pelos jardins do Solar e a cantiga de despedida assinalaram, então, o fechamento do ciclo natalino do Espaço Cultural “Dr. João Laerte Salles”.

____________________________________________________

Texto e fotos: Marcos Ivan, jornalista independente ME91.207/SP.

Publicitário, ME6631/SP

Gestor de Turismo IFRJ

Comentários