GUARUJÁ: Fonte luminosa e musical integra visual da Praia de Pitangueiras
Recursos do DADETUR possibilitaram a obra e fomentam turismo da região
Pitangueiras já é famosa praia do Guarujá.
Ganhou um equipamento a mais, justificando sua fama e o bom uso dos recursos públicos destinados ao fomento do Turismo.
Desde o dia 14 de janeiro já funciona, em Pitangueiras, uma fonte luminosa e musical, com interatividade e boa qualidade de som.
Em 370m² de área, 115 jatos de água – reaproveitável – ganham a cumplicidade harmoniosa de um sistema de luzes em led, colorindo os movimentos da água e ao som de música selecionada.
No conjunto de equipamentos existe um reservatório com capacidade para 13 mil litros de água, a qual é tratada e reaproveitada na fonte. Por ser um sistema de tratamento idêntico ao de piscinas, a água não é para consumo. Além disso, há um sistema de filtragem, impedindo a entrada, no tratamento, de folhas caídas das árvores e outros detritos sólidos.
Ao contrário de muitos municípios, nos quais não há uma visão técnica e preservacionista da história dos atrativos naturais, o projeto de Pitangueiras contemplou a instalação de um piso antiderrapante bastante durável, com a preocupação de se manter a beleza das pedras portuguesas já existentes no local.
A nova atração do Guarujá foi custeada com recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas), somando investimento no total de R$ 995,7 mil, parte de um total de R$ 3,9 milhões aplicados em revitalização das praças: dos Expedicionários; das Bandeiras e a própria Pitangueiras.
Marcos Ivan, para o Canal39, com informações da Setur SP