PLANEJAMENTO: RMVale realiza audiências públicas para Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Cidadãos podem apresentar propostas por meio da internet

Algumas Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo iniciam oficinas para o desenvolvimento de propostas para a elaboração dos seus Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados.

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale), com 39 municípios, está dentro desse programa de audiências públicas, oportunidade para os cidadãos darem sua contribuição para a obtenção de um PDUI mais próximo da realidade.

Esse planejamento origina-se do cumprimento da Lei Federal 13.089/15, a qual criou o Estatuto da Metrópole. Esse PDUI reúne as principais necessidades de objetivos da região.

Naturalmente, o sucesso dessas audiências públicas e oficinas diretamente depende da participação colaborativa do poder público e da sociedade civil. Havendo o exercício dessa colaboração, será possível colecionar as necessidades, orientar o tratamento de cada problema do meio ambiente, transporte, desenvolvimento econômico, atendimento social, entre outros.

Compondo as ações a respeito do desenvolvimento econômico, ao nosso entendimento, cabe a responsável participação dos senhores conselheiros municipais de turismo, de um modo geral, focando suas contribuições para o segmento de Turismo Receptivo.

Definitivamente o Turismo Receptivo será, ou já é – em algumas localidades cuja administração e sociedade civil são mais esclarecidas e conscientes – forte contribuinte para a formatação de resultados mais consistentes em termos de desenvolvimento econômico.

Um receptivo turístico bem estruturado, promovido, fomentado, com aplicação de verbas específicas para se desenvolver e não servir de recursos meramente políticos é gerador de emprego e renda.

Há a urgente necessidade de a sociedade civil se manifestar, “desencostar-se” do poder público, independer-se de eventos, promoções e não mais ofertar as chamadas “doações” para suportar as ideias, nem sempre aprovadas pelo COMTUR, de uma administração isolada do real potencial de participação representado pelo trade, pelo comércio de produtos e serviços em turismo.

As instituições, como Associações Comerciais, Sincomércio, Associações de Guias de Turismo, Jornalistas Especializados em Turismo, Meios de Transporte (incluir táxis e aplicativos), Associação de Agentes de Turismo, etc., são fontes de muitas informações e, naturalmente, usina de ideias para serem apreciadas.

Todos os cidadãos com ideias, principalmente focadas no fomento, no desenvolvimento do Receptivo Turístico, podem acessar o formulário para apresentação das sugestões.

Basta acessar, POR AQUI, a plataforma digital específica para tal contribuição.

Com os resultados obtidos nessa audiência on-line e por meio de outras ferramentas, será construído um Projeto de Lei para protocolo junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP.

Por ocasião das audiências públicas, números e outros dados contidos na plataforma serão apresentados aos envolvidos.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas soma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo para a realização desse verdadeiro mutirão para consolidação do PDUI.

Datas previstas

As audiências públicas programadas para a RMVALE acontecem no dia 31 de janeiro, dias 01, 02, 03 e 04 de fevereiro nas cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá, Taubaté, São José dos Campos e Caraguatatuba.

Basicamente o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado visa consolidar ações possíveis de serem comuns às cidades de cada Região Metropolitana, agrupadas por proximidade geográfica.

Conectando ideias

Recentemente aconteceu, por iniciativa da Secretaria de Turismo de Aparecida (SP) uma viagem de jornalistas especializados em Turismo às cidades de Cunha, Santo Antônio do Pinhal e Bananal.

O foco específico foi o de divulgar e consolidar a proposta de Aparecida vir a ser, em médio prazo, um “Destino de Férias”, possibilitando a permanência dos peregrinos por mais tempo no município e oferecendo destinos adicionais para o seu tempo de passeio, não apenas de cumprir promessas.

Os empreendimentos de hospedagem e alimentação aparecidenses, naturalmente, poderão oferecer tarifário mais acessível, para permanência em dias da semana. Os demais atores do trade também promoverão ofertas em seus produtos e serviços, Aparecida seria o “dormitório” dos turistas e estes visitariam os atrativos dos municípios do entorno.

Um específico exemplo do conceito básico em Turismo:  a relação "ganha-ganha", quando todos os envolvidos alcançam resultados positivos.

______________________________________________________

Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com informações da ALESP

 

 

 

Comentários