GASTRONOMIA: Tradição tropeira do porco na lata é atração em Cunha – contém vídeo

Restaurante Kallas da Serra tem sabores da roça inclusos nas Rotas Gastronômicas

Quando chegamos ao Kallas da Serra eu, num piscar de olhos, ou num estalar de dedos, revi parte dos meus tempos de garoto, ainda em Campos do Jordão...

Não tínhamos geladeira, um luxo para reduzido número de pessoas, naquela época...

No fundo do quintal, um forno a lenha, construído pelo pai e padeiro, com devido acabamento em brancas demãos de cal.

Ali, algumas vezes por ano, eram assadas peças de carne de porco, com a gordura escorrendo para dentro de uma vasilha. Era uma lata, limpinha, a qual mamãe cuidava para ser bem tampada.

Retirados os pedaços de porco para consumo imediato, os demais pedaços eram mergulhados naquela gordura, ainda liquefeita. Após algumas horas, ao esfriar – e com a ajuda do clima mais ameno – a banha do porco envolvia a carne e a conservava com qualidade, para outras ocasiões.

Assim, tínhamos a apreciada “carne de porco na lata”, a qual não perdia nenhuma de suas qualidades de textura, sabor e nos alimentava bem.

Era tradição na família de meu pai, mineiro dos bons. Herdou-a dos mais velhos da família, os quais, em sua época, eram tropeiros de percorrer longas caminhadas em lombo de muares, pelas trilhas de fazer a economia girar.

Seu abastecimento eram farinhas, águas ainda dos rios, porco na lata, uma talagada de aguardente, para espantar o cansaço e a saudade de quem havia ficado à espera pelo retorno... E tinha o café tropeiro, sem coador...

Essa tradição do porco na lata é atração presente em diversos locais pelos amplos espaços desse nosso enorme Brasil.

Não coincidentemente, mas por conta da trajetória desenvolvida pelos tropeiros dos tempos imperiais até Paraty, o turista pode se encantar gastronomicamente com o porco na lata do Kallas da Serra – Restaurante e Café, em Cunha (SP).

Em amplo espaço, capaz de bem acomodar seus clientes e ainda os presentear com bela paisagem de seu cultivo de copos de leite, hortênsias e folhagens diversas, a Célia e o Zé do Lau têm uma equipe capacitada a oferecer, a todos, inesquecível experiência com o seu aplaudido porco na lata.

Os jornalistas da Press Trip organizada por Cristina Lira, habilmente assessorada por Jovita Villela, em parceria com a Secretaria de Turismo de Aparecida (SP), viveram essa experiência, contemplados com o carinho e a receptividade do pessoal do Kallas.

Guiados, em Cunha, pela Guia de Turismo Edna Abreu e ciceroneados por Márcio Vieira, secretário municipal de Turismo, os profissionais de comunicação, especializados em turismo puderam entender a razão desse atrativo da culinária regional ser selecionado para o projeto “Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo”, dentro do Roteiro da Fé.

Antes de ser Kallas, no local funcionava uma daquelas vendas de roça, à margem do caminho. Com a procura dos viajantes por um local onde comer, para depois seguir, o casal decidiu investir economias e talento para suprir essa demanda.

Um caso típico de visão empreendedora e exploração de um nicho específico, por conta da não disponibilidade, comercialmente, da chamada “comidinha caseira”.

Cardápio? “Comidinha caseira, feijãozinho, arrozinho...”, conforme explicou Célia.

No começo, com a ideia de produzirem o porco na lata, Célia buscou aprender com uma tia, já falecida, em meados de 1994. “No começo foi difícil, mas hoje domino a técnica”, continuou a empreendedora, citando, como resultado dos esforços, a inclusão nas “Rotas Gastronômicas”.

Pudemos apreciar o “porquinho na lata” preparado pela Célia, com seu arrozinho caseiro, salada de tomate e folhas, vinagrete, uma farofa... Para assanhar o apetite, uma porção de linguiça artesanal.

Além de restaurante, Kallas da Serra é café, dos bons e um bem sortido armazém de produtos em conserva, compotas, doces tradicionais, como o de leite, a goiabada, queijos artesanais, dentre muitos outros.

Imperdíveis, também, as sobremesas do Kallas.

Quer saber nossa opinião?

Vamos voltar lá para mais tempos de apreciar a comidinha caseira à beira da estrada, no Kallas da Serra – Restaurante e Café.

(Para cair em tentação: torresminho crocante, ovo caipira...).

Funciona de quinta-feira a segunda-feira, das 9h às 18h.

Rodovia Cunha/Paraty, no km64, em Cunha (SP).

Informações: (12) 3111-5496 / (12) 99773-1070.

PARA ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO, FAÇA PAUSA NO PLAYER DE NOSSA RÁDIO WEB, ALI NO TOPO DA PÁGINA.

 

A reportagem do Canal39 viajou a convite da Secretaria de Turismo de Aparecida, em parceria com a jornalista Cristina Lira (Turismo & Negócios) e assessoria de Jovita Villela, Guia de Turismo e Gestora de Turismo.

Texto: Marcos Ivan, jornalista profissional especializado em Turismo ME91.207/SP

Fotos: Edna Maischberger, Canal39

 

Comentários