PRESS TRIP: Jornalistas especializados em turismo visitam O Lavandário – contém vídeo

Oportunidade para conhecer um pouco sobre a planta lavanda e suas diversas utilizações

Citação: “Sim, Lavanda é mais um nome da natureza que pode funcionar como um belo nome feminino! [...] Se tantos outros nomes de flores, como Violeta, Rosa e Margarida, por exemplo, já são estabelecidos como nomes próprios, não seria o caso de olharmos com mais atenção para Lavanda? Com seu ar romântico e um estilo meio retrô, pode ser uma surpreendente opção”! (Patrícia Monteiro, “O Blog dos Nomes; 31/12/2015)

A nossa visita a O Lavandário, em Cunha (SP), foi orientada pela Guia de Turismo Edna Abreu (local), atendendo à Press Trip organizada por Cristina Lira e assessorada pela Guia de Turismo e Gestora de Turismo Jovita Villela.

A Estância de Cunha (SP), nos altos de um dos infinitos integrantes do “mar de morros” da região serrana da Bocaina, no chamado Vale Histórico, é rica em atrativos e desafios.

Um dos atrativos é O Lavandário, o qual também oferece seu desafio: subir a pé, pela trilha de escadas, pode ser um bom exercício aeróbico/muscular e contribui para desintoxicar o organismo sedentário.

Entretanto, é permitido aos acomodados ou não atletas de plantão, a opção lógica de chegar ao topo da plantação a bordo de algum carro de passeio. Daí, o trajeto oferece uma pitada de emoção, pois a inclinação do terreno é bastante acentuada...

A pé, em alguns estágios da “escalada”, existem bancos para descanso e inspiração do ar mais puro, já com aroma de O Lavandário. Algumas abelhas passeiam diante dos olhos, fazendo festa pela presença de mais turistas, apesar de estarem em horário de trabalho, promovendo a polinização e produzindo mel das flores de lavanda.

Já no alto do terreno, o turista pode se banhar de satisfação por conta da bela paisagem repleta de mais morros como pano de fundo, muita vegetação e, num belíssimo primeiro plano, a inconfundível coloração das flores de lavanda.

Contemplar o agradável tom “roxinho” já proporciona, ao visitante, um confortável prêmio pela chegada até lá. Naturalmente, os olhos provocam exclamações de todas as pessoas e os celulares e câmeras começam o ritual de “prender” imagens estáticas ou em vídeo para os stories das redes sociais...

“Veja onde nós estamos agora, aqui em Cunha, no Lavandário...”, dizia uma jovem enquanto gravava um “story” para o Insta. Em seguida, descreveu o local como “simplesmente incrível e maravilhoso, mãe”!

E realmente, O Lavandário é incrível, maravilhoso... Reconfortante e perfumado.

Um mirante – daqueles existentes em atrativos turísticos inteligentes, é provocação para mais apreciação da paisagem, clics, abraços, mais clics, mais abraços... Discretamente, um beijão de novela, ao ar livre...

Mais um tanto de caminhada pelas vielas da plantação, chegando ao armazém (ou à loja) de O Lavandário. É quando começa, realmente, uma breve imersão às qualidades e aos benefícios da lavanda.

As explicações fluem, didática e facilmente, da parte das atendentes, os produtos são apresentados, todos, embalados adequadamente quanto à sua finalidade.

Cabe lembrarmos existirem outras ervas cultivadas no terreno, como lavandin, alecrim e manjericão, cujos benefícios terapêuticos são largamente comprovados e experimentados.

Os turistas podem, ainda, agregar mais valor ao investimento no passeio se optarem por uma sessão de cuidados para o rosto, corpo, pés e mãos.

Afinal, os óleos essenciais de O Lavandário são recomendados não só para aromatização. Seus componentes naturais autorizam o uso, adequado e dimensionado, em gastronomia, perfumaria, saboaria, terapias (para tensões e dores musculares, rotineiras na vida moderna) e decoração.

Fernanda Freire, proprietária de O Lavandário, destaca a importância de uma certificação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aos produtos de seu empreendimento.

Por conta dessa certificação, por exemplo, O Lavandário é fornecedor de produtos para o Magnificat Cottage, também em Cunha, tema de outro artigo nosso a respeito dos locais visitados pelos jornalistas convidados de Cristina Lira e Jovita Villela.

Quer sentir o sabor autêntico do receptivo e dos produtos da empresa de Fernanda?

Experimente o sorvete de lavanda, servido num cascão de biju, como fez nossa diretora, na foto. Ela disse ser um sabor simplesmente diferente, leve, agradável.

 É permitido um “bis” ou provar o sorvete de verbena. Pode fazer uma selfie e deixar parentes e amigos com água na boca...

Para assistir ao vídeo abaixo, primeiro silencie o player de nossa web rádio, ali no topo da página.

 

O Lavandário está no Instagram (@olavandario_cunha_sp_brasil), no Facebook e pode ser visitado em seu site lavandario.com.br

Outras informações e agendamento de visitas em grupos: sac@lavandario.com.br

Clique aqui para ver a Galeria de Fotos

------------------------------------------------------

Texto: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista independente especializado em Turismo ME91.207/SP

Fotos: Edna Maischberger / Marcos Ivan.

------------------------------------------------------------

A reportagem do Canal39 viajou a convite da Secretaria de Turismo de Aparecida (SP), em parceria com a jornalista Cristina Lira e com a Guia de Turismo e Gestora de Turismo Jovita Villela.

Comentários