HISTÓRIA: Fazenda Loanda no mapa da Press Trip de Cristina Lira

Casarão é um relicário de importantes referências sobre o Ciclo do Café

De fala calma, pausada e em tom de narrativa, o proprietário da Fazenda Loanda, em Bananal, recepcionou o grupo de jornalistas especializados em turismo, convidados por Cristina Lira a compor a Press Trip idealizada pelo secretário de Turismo de Aparecida (SP), João Gilberto de Oliveira e com a assessoria de Jovita Villela, Guia de Turismo e Gestora de Turismo.

Já no varandão da casa grande, um sino é o dispositivo para chamar os “de dentro” para atender às visitas. Atrás da porta, um aviso possivelmente para ser colocado do lado de fora, em caso de necessidade. “Favor tocar o sino e esperar. Estou no interior do casarão atendendo visitas”.

Herdeiro do patrimônio adquirido por seu pai, em 1954, de descendentes da família Almeida Nogueira (do Barão de Joatinga, nobre do Ciclo do Café), o senhor Pedro nos guia pelos cômodos da enorme casa construída em taipa de mão cujos detalhes dessa técnica são vistos em pedaços das paredes sem revestimento de reboco, protegidas por uma “janela” de vidro.

Daí, nesse passeio de não muito tempo, por ser uma visita técnica de jornalistas especializados, os mergulhos mentais a trechos de histórias contadas por nossos avós são inevitáveis. Aliás, essa é a proposta de qualquer atrativo histórico-cultural: resgatar informações nas pastas mentais de todos nós.

Banheira e pia em ferro fundido, esmaltado, espelhos com lindas molduras, estatuetas em bronze (a maior parte imagens de santos), um armário com um tanto bom de embalagens de tempos passados... Piso em madeira de lei...

Algo parecido com uma sopeira é identificado como penico e um seu vizinho é uma escarradeira. Ambos em louça e com lindas pinturas. O penico dispõe de uma óbvia tampa...

Cristaleiras, com belo e valioso conteúdo; camas em estilo colonial, com a as cabeceiras e pés entalhados em madeira nobre; cadeiras de balanço... O mobiliário da Fazenda Loanda é digno de servir à cenografia de novelas de época ou documentários.

Telefones antigos, gramofone, piano e harmônio, com traços de história distante, decoram o ambiente. Logicamente, em se falando de instrumentos, um metrônomo construído em madeira deve ter ajudado alguma sinhazinha nos estudos de música.

Aliás, segundo o nosso “guia do casarão”, Bananal chegou a ter 15 bandas de música, compostas, invariavelmente, por negros escravos. Os barões do café contratavam professores de música ou maestros para ensinar a arte aos trabalhadores.

De um cômodo para outro, quando tudo parece vir a ser parecido, mais insights nos cutucam a lembrança das falas de nossos antepassados a respeito dos tempos do Império e dos hábitos e costumes.

Muitos quadros pintados estão espalhados pelos cômodos. Destaque especial dado pelo senhor Pedro, ao visitarmos a capela, foi a restauração da mesma e a contratação de um pintor para executar alguns quadros.

Ao explicar sobre as pinturas, o proprietário da Loanda disse ter sido desejo dos antigos donos uma homenagem aos trabalhadores. Daí, as personagens de cada tela têm as características do rosto de alguns participantes dos trabalhos ou de algum parente seu.

Lá fora, antes do clique “com todo mundo junto” (perdi essa foto...) ficamos sabendo sobre os dois enormes tachos expostos no jardim. Eram panelas onde se fazia a comida de todos os dias, para um grande número de pessoas.

Você – em tendo disponíveis – daria R$ 15 milhões pela Fazenda Loanda? Segundo consta, é o valor pedido para venda...

Enquanto não se confirma essa informação, vale muito juntar uma turminha interessada em uma boa aula de História, contratar um Guia de Turismo, agendar com a Fazenda Loanda uma visita e desfrutar, acima de tudo, da acolhida bastante paternal do Sr. Pedro e sua esposa.

Após esse passeio pela história da Loanda, fomos contemplados com espetacular café da tarde, merecendo – até – um sanduíche com queijo gorgonzola e damasco. Mas havia muito mais: café em fogão de lenha; manteiga de verdade; pão de queijo; empadinhas; sucos, e mais...

Para essa visita à Fazenda Loanda fomos acompanhados pelo secretário de Turismo de Bananal, Pedro Grande.

A noite já se insinuava entre nossas falas, ao deixarmos esse agradável momento da Press Trip organizada por Cristina Lira em parceria com Jovita Villela a convite da Secretaria de Turismo de Aparecida (SP)

______________

Fazenda Loanda, à Rodovia dos Tropeiros, km 328, Distrito do Rancho Grande, em Bananal.

Consulte agenda pelo whatsapp (24) 98816-9916 ou (12) 3116-3274

GALERIA 01     GALERIA 02

=======================================

Texto: Marcos Ivan, jornalista profissional independente, especializado em turismo, ME91.207/SP.

Fotos: Edna Maischberger / Marcos Ivan, Canal39

A reportagem do Canal39 viajou a convite da Secretaria de Turismo de Aparecida (SP), em parceria com a jornalista Cristina Lira e com assessoria de Jovite Villela, Guia de Turismo e Gestora de Turismo.

 

 

 

 

Comentários