PRESS TRIP: Santo Antônio do Pinhal tem mais a oferecer

Gastronomia e belos lugares são dicas imperdíveis para turistas

Das viagens de imprensa aos quatro municípios escolhidos pela jornalista Cristina Lira (Turismo & Negócios), em parceria com a Guia de Turismo e Gestora de Turismo Jovita Villela, a convite da Secretaria de Turismo de Aparecida (SP), alguns destaques estão aqui, nessa matéria.

Com a agenda indicando Santo Antônio do Pinhal, embarcados em “nave” conduzida pelo competente Jeremias Rodrigues, circulamos por atrativos pinhalenses, já citados, e também chegamos à Cachaçaria A Bodega.

Imaginem vocês, um amplo estacionamento, com postes cujas lâmpadas são abrigadas em garrafões de vidro colorido...

Num dos cantos do estacionamento, um enorme tonel de carvalho, contendo amplo depósito de garrafas e um presépio estilizado, construído com folhas de bananeira. Muito criativo, em tempos de proximidade do Natal.

Atravessando a estrada, A Bodega em toda sua imponência, num verdadeiro “arsenal” de sabores em cachaças e vinhos nos recebe com muita simpatia dos atendentes.

Garrafões com torneirinhas atraem olhares e os rótulos desafiam à degustação: cachaça com sabores de limão cravo; amburana; gengibre; kiwi; jabuticaba; morango; pêssego e até pimenta. Essa, porém, só é usada para temperos.

Fizemos um passeio por entre as mesas com os sabores de cachaça, apreciamos o armazém, bem ao estilo tradicional dos estabelecimentos de beira do caminho, nos quais existe um pouco de muita coisa, como utensílios domésticos em bambu ou cobre, paçoca artesanal, café, compotas, doces caseiros, geleias, salames de lombo de javali, artesanato...

Uma prateleira com um tanto bom de outros famosos rótulos de cachaça denuncia ser um hobby dos proprietários, como colecionadores.

No quintal de A Bodega, uma lanchonete e um depósito seguem o mesmo estilo dos edifícios: enormes tonéis. Pequenas quedas d’água, lagos, um cantinho para apreciadores de orquídeas e outras espécies cultiváveis em casa; panelas de pedra; objetos antigos...

Verde, muito verde, característica dos diversos locais por onde passamos e A Bodega não fica devendo nesse item.

O pessoal de atendimento é extremamente cordial e conhecedor dos detalhes de cada produto, tem atitude pessoal e profissional de boa índole e capacidade de comunicação. São garantias para a satisfação dos clientes.

Após a visita, com direito à degustação (moderada) de alguns sabores da cachaça artesanal, fomos contemplados com um exemplar da bebida à nossa escolha.

Aliás, para levar aos parentes e amigos, provocando-os a conhecerem A Bodega, os turistas podem escolher algumas canecas em louça, copinhos em cerâmica, canequinhas em bambu ou, até, uma embalagem de luxo da cachaça, em bonito design.

Logicamente, fazer parte da turma é importante, para ajudar a conhecer A Bodega. Afinal, quem sabe compartilha com os “novatos”.

Historicamente a cachaça faz parte da vida econômica brasileira e A Bodega é um verdadeiro case de sucesso dos seus empreendedores.

Recomendamos uma visita, com tempo disponível, para pleno contato com bela paisagem, bons lanches, conversa agradável, amplo espaço para as crianças respirarem ar das montanhas.

Os ares pinhalenses são motivo, sempre, para o exercício do direito às experiências gastronômicas mais diferenciadas. Por lá existem casas as quais oferecem algum tipo de peixe; saladas e outras variações com pinhão; comida mineira (Minas fica logo ali “ó”, num tirinho...).

Muitos empreendedores da Serra da Mantiqueira são contemplados em festivais ou concursos de gastronomia. Foi assim, com Marcos Galvão, da Eisland Gelateria.

Passamos por lá, a caminho do centro. Não havia movimento de clientes, talvez por conta do horário. Esperamos um pouco e pudemos, então, ouvir o proprietário a respeito de seus produtos.

Soubemos de os seus gelatos serem contemplados em alguns certames gastronômicos e a sua inclusão na Rota Gastronômica do Vale do Paraíba.

O produto carro-chefe, por conta de premiação recebida, é o gelato de doce de leite com macadamia, fabricado com produtos obtidos, todos, na fazenda da família Galvão.

Não podemos declarar nossa admiração (ou não) pelo sorvete campeão, pois só tivemos acesso a uma pitadinha do mesmo (meia colherzinha), fato capaz de não nos autorizar a um depoimento...

Em artigos anteriores destacamos o valor, e a importância, de se consagrar parcerias entre os comerciantes, principalmente os prestadores de serviços em turismo receptivo.

A Bodega é fornecedora de cachaça para aperitivo oferecido aos clientes do restaurante Picanha & Pasta, em estratégico ponto de entrada da cidade de Santo Antônio do Pinhal.

Almoçamos aí, saboreando a magnífica picanha servida ao ponto da casa. A entrada do almoço foi com linguiça artesanal, acompanhada de molho de cebola em cerveja.

Saindo uma picanha quentinha, no capricho e ao ponto da casa, o acompanhamento nos contemplou à altura: arroz biro biro (arroz, bacon, cebola Baden, ovos mexidos e batata palha), outra atração da casa, a qual traz a chancela Baden Baden, umas das consagradas marcas cervejeiras da Mantiqueira.

O atendimento se soma à qualidade do local, com tijolos à vista, criativo uso de garrafas para decoração, inclusive a utilidade de garrafões vazios servirem como bicas de água, nos toaletes, cujas torneiras são acionadas com os pés. Em tempos de cuidados sanitários, muito bom esse detalhe.

O contexto justifica, em seu todo, a frase de boas vindas da casa: “A melhor picanha da cidade. A modéstia e a carne são argentinas!”.

Poderíamos acrescentar: “Mesmo no frio, há calor humano de sobra”. Fica a dica.

Vale a pena consultar o cardápio on-line, para ninguém ficar sem cair na deliciosa tentação de apreciar Picanha & Pasta.

Há um espaço para as famílias confiarem seus pets a um cuidador capacitado, enquanto estiverem por lá. E os bichinhos são alimentados, claro!

Um amplo local ao ar livre, para papos diversos, inclusive em noites de inverno, com aquecedores, também é diferencial capaz de motivar casais e grupos de amigos para um tempo de Picanha & Pasta.

Para fechar a agenda, uma esticada ao Jardim dos Pinhais Ecco Parque. Realmente foi um passeio ao estilo “the flash”, pois o local estava prestes a fechar.

São, pelo menos, oito cenários diferentes, os “jardins temáticos”, nos quais o visual nos oferece a possibilidade de contemplação e diálogo, silencioso, com a Mãe Natureza.

Diversas espécies de flores, vegetação nativa, trilhas de sobe e desce; uma ponte pênsil e um mirante; o Túnel dos Namorados (um pouco mais “vedado” a outros olhos); a enorme borboleta, para fotos...

Há um local com redes, para descanso dos turistas. Duvidamos alguém não se sentir contemplado pelo passeio...

Lembrando: escolha visitar o Ecco Parque com tempo disponível. Leve baterias de celular ou de suas câmeras, carregadas e, se possível, uma de reserva. O mesmo quanto aos cartões de memória.

Ah! Bem lembrado: água. Leve água, para beber aos goles de saciar a sede. Em contato com o ar da montanha, a água se renova em sua essência de ser parceira de qualquer caminhante...

Ao retornar à base  do Ecco Parque, daí sim. Tempo para um café, um picolé do Robson, algumas lembrancinhas artesanais...

Descendo para o centro da cidade de Santo Antônio do Pinhal, breve visita ao Presépio Mecanizado (tradição natalina), trabalho artesanal interessante e cativante, composto por cenas da vida cotidiana (um pescador; alguns cantadores; o homem a cavalo, a lavadeira no rio, o padre tocando o sino da igrejinha...) e finalizado pela estilização da estrebaria na qual Jesus foi dado à luz.

Bem ao lado da prefeitura, é possível degustar um bom pastel de carne (daqueles de vitrine de bar do interior) acompanhado de café preto no copo americano.

Naturalmente surge um papo sobre campeões de truco, por exemplo, pois o local tem expostos vários troféus desse tradicional e popular jogo de cartas.

Não há a necessidade de troca de cartões, apresentações com nome e local de onde se vem ou para onde se vai.

Tudo fica por conta da simpatia, da simplicidade e do calor humano das pessoas do interior.

O ideal, nesses momentos de viver seu tempo de férias com a família ou amigos, é a possibilidade de todos tirarem o melhor proveito disso.

A receita fica mais completa quando se consulta um Guia de Turismo da cidade.

Pelo Ministério do Turismo, o profissional Guia de Turismo é habilitado e capacitado ao turismo receptivo no local onde reside. Às vezes você pode ter um guia turístico (mapa ou folheto) e ficar sem detalhes de cada local a ser visitado.

Motivos para não pisar as areias da praia, nestes próximos tempos?

Santo Antônio do Pinhal os tem, aos borbotões e o verão nas montanhas é de encher os olhos de belas paisagens e os pulmões de ar mais limpo.

GALERIAS DE FOTOS (CLIQUE NO NOME): 

A BODEGA     JARDIM DOS PINHAIS ECCO PARQUE   EISLAND GELATERIA 

PICANHA & PASTA  PRESÉPIO MECANIZADO 

AGENDE-SE:

As informações de endereços, dias de funcionamento, horários e contatos são as constantes nos sites oficiais de cada estabelecimento.

 

 

 

________________________________________________________________

Texto: Marcos Ivan, Canal39.

Fotos: Edna Maischberger / Marcos Ivan

A reportagem do Canal39 viajou a convite da Secretaria de Turismo de Aparecida, em parceria com a jornalista Cristina Lira e a Guia de Turismo Jovita Villela.

Comentários