IMPRENSA: Convidados para a Press Trip de Cristina Lira visitam Santuário Nacional de Aparecida
Evento fez parte da agenda de visitações proposta pela Secretaria de Turismo do município
A proposta da Press Trip organizada pela jornalista Cristina Lira, a convite da Secretaria de Turismo de Aparecida (SP) foi – explicitamente – mostrar a Estância Turística Religiosa como “Destino de Férias” e não, apenas, ponto final de turistas e peregrinos em ato de fé e devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Pela proposta, então, Aparecida se configura como ponto de partida para visitações a outras cidades do entorno, principalmente em datas não coincidentes com finais de semana.
Em assim sendo, durante a semana, com a presença de turistas/peregrinos na cidade (para dormir, principalmente), haveria incremento no valor do tíquete médio e, naturalmente, promoções de preços e vantagens.
A visita técnica, guiada por funcionários capacitados e habilitados do próprio Santuário Nacional e com a participação da Guia de Turismo Jovita Villela, proporcionou – aos profissionais de comunicação – a possibilidade de melhor entenderem o imenso complexo sob a chancela do Santuário Nacional. Uma verdadeira cidade, empregando cerca de 12 mil colaboradores.
Um passeio facilitado pelas narrativas de Rodrigo e Carol proporcionou, aos jornalistas, certa visão geral sobre alguns pontos de interesse popular, como o nicho de Nossa Senhora, cujas paredes laterais contêm traços inconfundíveis de Cláudio Pastro, artista sacro; a Porta Santa, a qual se abre a cada Ano Jubilar (de 25 em 25 anos); o altar central, com visão para a Cúpula toda desenhada com pastilhas importadas; a Sala das Velas; o Museu da Torre Brasília, com interessantes peças; a face Norte do templo, a qual passa por aplicação de painéis remetendo a importantes passagens bíblicas.
No roteiro, alguns locais não podiam ser fotografados, devido a normas internas.
Durante todo o percurso fomos assistidos pela representante da Assessoria de Imprensa do Santuário, Lídia Tostes.
O guiamento pelos profissionais do Santuário terminou às 12h e o grupo de jornalistas participou de almoço oferecido pelo Restaurante Sabor & Fé, localizado à margem da Rodovia Presidente Dutra, com bufê self service e comidas bem ao estilo caseiro.
O secretário de Turismo de Aparecida, João Gilberto de Oliveira, marcou presença oficial durante o almoço.
Devido ao mau tempo, as visitas e passeios à Cidade do Romeiro, Trem do Devoto e Balsa do Porto Itaguaçu foram cancelados e o grupo seguiu para o Memorial da Devoção, iniciando sua visita assistindo ao filme sobre a história da imagem de Nossa Senhora.
Na sequência, um passeio guiado por Jovita Villela pelo Museu de Cera, onde são contidas mais de 60 esculturas em cera, tamanho natural, de diversas personalidades envolvidas com a história do Santuário Nacional. Veja na galeria de fotos e no vídeo contidos nesse artigo.
Considerando a média anual de 15 milhões de pessoas visitando o Santuário Nacional e, especificamente no sábado de encerramento da nossa press trip, quando a previsão chegou a 150 mil pessoas, o Turismo Religioso é grande fonte de emprego e renda para a cidade.
Economicamente, os grupos de peregrinos contratam hospedagem e alimentação com muita antecedência, formatando fidelidade com os hotéis e pousadas.
Com a adoção de planejamento capaz de viabilizar a cidade como “destino de férias e devoção”, dentro de políticas específicas de preços e receptivo, a tendência é, sim, a de se obter interesse de os visitantes permanecerem mais tempo hospedados na cidade e visitando atrativos em outras do entorno.
Para isso se tornar mais viável, o treinamento e a capacitação de todos os atendentes envolvidos no receptivo aparecidense são imprescindíveis, pois a simples distribuição de folhetos e alguns anúncios em mídias específicas não são eficientes.
Essa ação precisa de planejamento em grupo, com profissionais motivados e capacitados, haja vista a necessária mudança de hábitos e comportamentos.
Cabe, nessa recomendação, incentivo aos Guias de Turismo locais, os quais podem ser de extrema valia com multiplicadores de informações e conhecimentos a respeito dos municípios acoplados ao “projeto Aparecida Destino de Férias”.
Num plano geral, Aparecida atende – com os equipamentos do seu trade – a incontáveis turistas e lhes proporciona condições de cumprirem a chamada “parte religiosa” de sua visita ao município.
Daí, para cidades do entorno, a necessidade maior é a de formatação de destinos vinculados aos meios de transporte, alimentação e, principalmente, disponibilização de guiamento local, além do Guia de Turismo indispensável a qualquer grupo.
Há a urgente necessidade de os empresários do trade, de um modo geral, focarem ações de entregar a qualidade anunciada em sua folhetagem.
Texto: Marcos Ivan, jornalista independente, para o Canal39
Fotos: Marcos Ivan e Edna Maischberger.
A reportagem do Canal39 viajou a convite da Secretaria de Turismo de Aparecida em parceria com a jornalista Cristina Lira.