LITERATURA: Resgatando a memória cultura local e regional, FLIC-2021 recebe artistas e músicos da região

Evento reúne escritores, artistas e músicos da região e foca promover manifestação cultural

O Museu Major Novaes, por meio da Lei Aldir Blanc, Prefeitura de Cruzeiro e Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude realizará entre os dias 03 e 04 de dezembro a Feira Literária de Cruzeiro - FLIC 2021. O evento reunirá escritores, artistas e músicos de toda região com um intuito de promover uma manifestação cultural com interlocução entre as artes e propaga vivências focadas na diversidade.

Em edição especial o tema desse ano será “Todas as formas de contar a vida”, com o objetivo de resgatar a memória cultural e afetiva através da ação de contar e ouvir histórias, uma proposta que visa acolher a população nesse retorno das atividades culturais no contexto da pandemia da COVID-19.

A FLIC 2021 terá vários espaços ao ar livre com tenda de livros, apresentações infantis, feira de artesanato, mesas literárias, apresentações musicais, exposições, mostra de curta-metragem entre outras atividades culturais, as quais serão construídas novas memórias a partir de diferentes apropriações deste mesmo espaço.

O Museu Major Novaes busca quebrar paradigmas acerca das apropriações desse espaço de memória, e cria a Feira Literária de Cruzeiro – FLIC, para promoção da cultura que integre toda a região. A FLIC foi criada em 2017, no mês de outubro, para comemorar o aniversário da cidade, uma experiência única para a localidade permeada pela literatura em conexão com a cidade.

Abrigada pelo casarão do século XIX, que possui uma arquitetura suntuosa e imponente, os autores da localidade se reúnem para trocar experiências e diálogos.

A FLIC é uma manifestação cultural, pois promove e visa uma interlocução entre as artes que propaga vivências focadas sobretudo na diversidade. Em sua primeira edição a temática valorizou o Vale do Paraíba, vislumbrando em sua quarta edição possibilitar acolhida para o retorno das atividades culturais no município.

PROGRAMAÇÃO:

03 de dezembro - 19h às 22h30

Deck musical

19h – Abertura

19h30 – Seresta de Cruzeiro

20h30 – Grupo Cruzeirense de Viola Caipira

Tenda dos livros

Feirinha de Artesanato (Setor de Apoio ao Artesão) 19h às 22h

04 de dezembro - 10h às 21h

Tenda dos livros

Editora A Casa, Espaço dos livros e Sebo Trocando Páginas

Fliquinha

10h às 12h / 14h às 16h – Contação de história (Fazendo Arte)

Mesas literárias

10h – Museu “pra” quê?

As historiadoras Cláudia Ribeiro e Diana Poepcke falam da relevância de museus e acervos na preservação da memória e na construção da identidade de uma comunidade.

14h – Das Pedras cresceu a poesia!

Poetas da Serra da Mantiqueira invadem a FLIC para fazer poesia pura!

16h – Narrar a vida real - jornalismo e histórias de vida!

Os jornalistas Pedro Melo (TV Vanguarda) e Jaime Lemes, autores do livro “Mulheres por natureza, repórteres por vocação", descrevem o cotidiano de narrar histórias de vida.

Auditório

Exposição temporária “Colorindo o cotidiano” construída pelos alunos APAE

10h – Mostra de Curta-metragem “Undergarça”

14h – Mostra de Curta-metragem “Undergarça”

Deck Musical

19h – Samba Export Fino

20h – Bittencourt Duo

Oficina de Grafite 10h às 16h

Feirinha de Artesanato (Setor de Apoio ao Artesão) 10h às 21h

Sarau Ágora de Cruzeiro 14h

------------------------------------------------------------------------------------------------------

(Prefeitura de Cruzeiro - Depto. Comunicação Assessoria de Imprensa)

 

 

 

Comentários