PINDAMONHANGABA: Escolas Municipais ganham Cantos de Leitura e Biblioteca do Futuro

Com patrocínio da empresa Novelis a Rede Educare implanta serviços em Pindamonhangaba

Com respaldo na Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, a Rede Educare implantou, em Pindamonhangaba, dois importantes serviços de acesso ao conhecimento, por meio da literatura.

Cantos de Leitura, projeto disponibilizado e implantado na  Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, no bairro Terra dos Ipês, e Biblioteca do Futuro, na Escola Municipal Julieta Reale Vieira,  já estão disponíveis a alunos e professores dos referidos estabelecimentos.

Instalada em Pindamonhangaba há alguns anos, e sempre envolvida com as ações focadas na melhor qualidade de vida da população, a metalúrgica Novelis assumiu a ideia de patrocinar os projetos, sendo os mesmos elaborados dentre dos parâmetros da Lei de Incentivo à Cultura.

Cantos de Leitura, projeto com mais de 58 mil beneficiados em todo o Brasil, agora na Ayrton Senna, traz um acervo de 1.200 títulos, além de material pedagógico, brinquedos educativos, publicações periódicas. Todo esse material é contido num espaço planejado, com ambiente lúdico e contemplando 232 alunos, nas idades entre 4 e 6 anos, do Ensino Infantil.

A unidade instalada é a de número 61 e compõe a edição número 5 do Cantos de Leitura.

"O Cantos de Leitura é um espaço que encanta e que os alunos gostam muito de frequentar. Além de ser mais um recurso a ser utilizado pelos professores da Escola Municipal Ayrton Senna, o contato com o acervo variado de livros, brinquedos pedagógicos e fantasias tem contribuído com o aprendizado e estimulado a leitura, escrita e as diferentes formas de expressão (teatro, dança, arte etc). No mundo digital de hoje, observar o encantamento das crianças com os livros físicos e a interação delas com os acervos do Cantos de Leitura é gratificante.", afirma Ione de Almeida Barbosa, professora responsável pela Escola Municipal Ayrton Senna.

Kátia Rocha, diretora da Rede Educare, destaca o objetivo de formação de novos leitores, proposta fundamental do Cantos de Leitura. “Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica.

A Escola Professora Julieta Reale Vieira, com a Biblioteca do Futuro, estabelece proposta para alunos e professores fazerem uma imersão plena ao universo da sustentabilidade.

Para tanto, os 850 títulos integrantes da Biblioteca poderão ser apreciados pelos 385 alunos, na faixa etária dos 4 aos 6 anos (Ensino Infantil II) e de 6 a 10 anos (Ensino Fundamental) daquela escola.

“Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias Renováveis; O Ciclo da Água; e Sistema Solar. A mascote da Biblioteca do Futuro é o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico”, destaca a assessoria de imprensa da Educare, conforme nota distribuída.

Da mesma nota, extraímos o seguinte texto:

“É com muita alegria que acolhemos e agradecemos a implantação do Projeto Biblioteca do Futuro em nossa escola. É maravilhoso observar os olhinhos brilhando dos nossos alunos e o olhar criativo dos professores vislumbrando mil possibilidades com essa nova ferramenta. Trabalhando temas tão relevantes da nossa atualidade, temos a plena certeza dos benefícios para a vivência de nossos alunos para um ensino de maior excelência. Assim, deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a Novelis  e a Educare pela Biblioteca do Futuro em nossa escola”, comemora Adilson Santos Rocha, professor Corresponsável da Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira.

“A leitura é a principal ferramenta para a formação de indivíduos e um poderoso instrumento na construção de um futuro digno e justo para todos. Ajudar a geração do futuro com conhecimento e oportunidade é uma prioridade para a Novelis. Sentimos grande satisfação em poder participar de projetos como esse e dar continuidade a eles, mesmo com adversidades como a pandemia”, ressalta Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis América do Sul.

Cantos de Leitura – É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como de encontro. São mais de mil histórias em um espaço voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em regiões vulneráveis. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros. O projeto soma 73.200 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que frequentam gratuitamente os espaços.

Biblioteca do Futuro - Também assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro está na sua primeira edição e nasceu com a proposta de oferecer a alunos e educadores um espaço de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, ambientação lúdica e informativa, jogos pedagógicos e instrumentos científicos. As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca. O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água e o Sistema solar.

Sobre a Novelis Inc.

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em nove países, conta com aproximadamente 15 mil profissionais e receita de US$ 12.2 bilhões, referente ao ano fiscal de 2021. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.600 profissionais e alcançou receita da ordem de R$ 9,6 bilhões no FY21. A fábrica de Pindamonhangaba, principal da empresa, foi inaugurada em 1977 e a unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. A Novelis mantém 14 centros de coleta de sucata espalhados pelo país.

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 13 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Comentários