MÚSICA: Banda Estrambelhados apresenta série de shows virtuais

Saudades do carnaval de São Luiz do Paraitinga? A banda mais carnavalesca da cidade lançará seis episódios com muita música e conversa sobre essa festividade luizense

Quem estava sentindo falta das marchinhas carnavalescas de São Luiz do Paraitinga já pode preparar a fantasia!

A Banda Estrambelhados, uma das principais representantes da musicalidade e da cultura da cidade, preparou seis shows que serão exibidos de forma virtual e gratuita. Esse projeto conta com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo (edital 39/2020) – e visa valorizar a importância do carnaval luizense na trajetória da banda, com destaque para as influências e referências do grupo ao longo dos 18 anos de estrada.

Além de muita música e folia, cada episódio contará com a participação de um convidado que representa momentos significativos da história do Carnaval e do Festival de Marchinhas, que vão desde as primeiras edições do evento, passando pelos processos de evolução das melodias e harmonias das músicas, até os expoentes da nova geração.

Participarão dos episódios as seguintes personalidades luizenses: Marco Rio Branco, músico, compositor, escritor, referência na cidade por sua participação na idealização do Festival de Marchinhas; Camilo Frade, membro da nova geração de artistas locais, lançou seu primeiro álbum aos 15 anos de idade; Thar, um dos grandes compositores da cidade, tendo como marca a sofisticação das melodias e harmonias de suas canções; Alexandre Peixe, maestro, arranjador e professor, responsável pela criação dos arranjos dos festivais musicais de São Luiz do Paraitinga; Negão dos Santos e Renata Marques integrantes e fundadores do Grupo Paranga, valorizando e representando o legado de Elpídio dos Santos; Galvão Frade e Suzana Salles, parceiros de longa data, Galvão é um dos mais importantes compositores locais e Suzana é uma frequentadora assídua da cidade, buscando estabelecer trocas e divulgar a pluralidade de expressões culturais presentes nas festas luizenses.

Cada convidado compartilhará sua bagagem e experiências conectadas ao Festival de Marchinhas e o Carnaval de São Luiz do Paraitinga, a fim de traçar um panorama histórico desses eventos e estabelecer uma conexão com o repertório que será apresentado pela banda.

Criada em 2003, a Banda Estrambelhados vem desenvolvendo um trabalho de criação artística que visa imprimir uma roupagem mais pop contemporânea para a marchinha, na tentativa de expandir as fronteiras desse gênero musical, ampliar seu alcance de público e torná-lo uma opção atemporal no cenário musical. No decorrer desses anos, a banda gravou três CDs, o primeiro e o terceiro deles também com apoio do ProAC: "Folias", em 2007; "Estrambelhado Eu Sou", em 2012; e, em 2016, o CD e EP "Além dos 4 Cantos".

Atualmente, o grupo é composto por 10 integrantes que participam ativamente da vida cultural da cidade.

Em março de 2021, a banda sofreu uma grande perda: o percussionista Nhô Frade faleceu em decorrência do coronavírus.

Um músico de extrema importância para São Luiz do Paraitinga, que compartilhava suas experiências e sabedoria com humildade ímpar, e que será sempre lembrado e homenageado nesse projeto.

Os episódios terão duração média de 35 minutos e serão transmitidos na página da Banda Estrambelhados no Facebook e no canal do Youtube do grupo, sempre às 11h da manhã de sábado e domingo, durante três fins de semana do mês de dezembro.

AGENDA
DIA HORA SHOW E PROSA  COM OS CONVIDADOS
04 11:00    Alexandre Peixe
05 11:00    Marco Rio Branco
11 11:00    Negão Santos e Renata Marques
12 11:00    Camilo Frade
18 11:00    Thar
19 11:00    Suzana Salles & Galvão Frade

Mais sobre a banda em: https://www.bandaestrambelhados.com.br

..............................................................

(Texto: Darly Gonçalves - Assessora de divulgação do projeto)

Comentários