VISÃO: Guaratinguetá promove evento focado no crescimento do Turismo Receptivo

Invest Guará Turismo 2021 define aeroporto como evolução para o trade

O Hotel Golfe Clube dos 500 sediou, na manhã da quinta-feira, 11 de novembro, um encontro destinado a tratar das ações referentes à utilização do aeroporto “Edu Chaves” em operações comerciais. Até pouco tempo, o equipamento era de uso da Força Aérea Brasileira.

Com grande poder de negociação e muito foco, os gestores municipais obtiveram êxito e integraram o aeroporto ao pacote de equipamentos os quais foram leiloados pelo Governo do Estado de São Paulo.

A fala do secretário de Indústria, Comércio e Gestão de Convênios de Guaratinguetá, Rodrigo Muassab, abrindo o Invest Guará Turismo 2021, demonstrou a certeza de todos os esforços e tratativas terem resultado em bons novos momentos para o turismo receptivo local e regional.

Naturalmente, por conta de a Estância ser uma das sub sedes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, já se torna o centro de referência para os municípios do entorno, viabilizando conversas e decisões mais coletivas e objetivas para a economia de todos.

Aproveitando o programa de desestatização iniciado pelo governo paulista, a Estância passa a ter um aeroporto administrado, agora, pela concessionária VOASP, vencedora do certame para operação de boa parte dos aeroportos do Estado.

Antônio Claret, representando o DENIT –Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, também comentou a importância da visão de gestão colaborativa e falou sobre desafio a ser enfrentado: trazer as operadoras aéreas para comercializarem voos para Guaratinguetá.

O missionário católico e comunicador Dunga fez breve narrativa sobre o seu envolvimento com o Turismo religioso e deixou uma mensagem de otimismo a todos os convidados presentes.

Segundo vice-presidente da APRECESP - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, Lê Braga, prefeito da estância de São José do Barreiro, destacou a importância do Vale do Paraíba no contexto turístico nacional.

O Invest Guará Turismo 2021 contou com a presença de profissionais Guias de Turismo, membros de COMTURs, empresas de consultoria em turismo, vereadores, prefeitos, investidores.

O vice prefeito de Guaratinguetá reforçou as falas anteriores quanto à importância de a Região Metropolitana ganhar mais um equipamento para o transporte aéreo de passageiros.

Por sua vez, Marcus Soliva, prefeito anfitrião, apresentou a visão da gestão municipal e a expectativa de melhores momentos para o trade.

Marcel Moure, presidente da VOA/SP, elencou as ações desenvolvidas para obter a concessão do Edu Chaves, mostrou números da evolução dos transportes aéreos e sinalizou com a intenção de já poder oferecer, em outubro de 2022, serviços comerciais do Aeroporto guaratinguetaense.

Luiz Antônio Sobrinho, Gestor do programa Stop Over (possibilidade de o turista utilizar o mesmo bilhete aéreo e, antes de chegar ao destino, aproveitar uma parada em cidade do trajeto, para visitas) relatou os resultados obtidos em pesquisas de mercado, consolidando a visão de ser, o modal aéreo, a grande solução para investidores e passageiros.

Os representantes da DesenvolveSP e InvestSP apresentaram os serviços oferecidos pelas duas empresas e os caminhos para empresários e investidores terem acesso às linhas de crédito e financiamentos.

A contribuição do SEBRAE, por meio de serviços técnicos especializados, foi destacada pela gerente regional Ariane Canellas. O Sebrae é, reconhecidamente, um grande fator de impulso aos empreendimentos, de um modo geral e, neste caso, focados no turismo receptivo.

No encerramento, Marcus Soliva consolidou seu crédito nas ações positivas, acontecidas até o momento, salientando a necessidade de sempre se oferecer, ao trade, a possibilidade de aumento do chamado “tíquete médio”, por conta da permanência dos turistas por mais dias no local de destino.

Canal39, informação sem complicação, porque ser simples não é complicado.

Galeria de fotos:

Além das fotos abaixo, veja mais outras clicando aqui> 02 

______________________________________________________________

Marcos Ivan, jornalista profissional especializado em turismo - ME0091207/SP

Canal39


INVEST GUARÁ TURISMO 2021 - GALERIA 01


Fotos do evento realizado em 11/11/2021 no Hotel dos 500 Golf Club.

Créditos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39



Comentários