PRÊMIO: Top Destinos Turísticos anuncia finalistas de 2021

Solenidade de premiação acontece no final do mês em São Paulo, sem Pindamonhangaba na lista

Após as fases de votação popular e votação técnica, os organizadores do certame Top Destinos Turísticos anunciaram os finalistas de cada categoria, os quais devem ser apresentados, oficialmente ao público, em solenidade agendada para o dia 30 de novembro.

Apesar de estarem disponibilizadas dezesseis categorias para os municípios se inscreverem, eles poderiam ser classificados, no máximo, em até 3 com as melhores notas.

O anúncio foi feito pela Curadoria do Prêmio Top Destinos Turísticos, por meio da empresa de auditoria Russel Bedford Brasil.

O processo de avaliação compreendeu a obtenção de um total de pontos considerando-se a votação popular; a votação proporcional (votos:populaçãox100) e votação técnica (de 10 a 100 pontos).

O resultado anunciado trouxe à publicidade os seguintes municípios:

CATEGORIA DE TURISMO

CLASSIFICADOS

Aventura

Boituva, Caconde e Socorro

Compras

Embu das Artes, Itupeva e Serra Negra

Cultural

Praia Grande, Santana de Parnaíba e

Ecoturismo

Bertioga, Peruíbe e Socorro

Esportes

Boituva, Caconde e Santos

Gastronômico

Campos do Jordão, São Sebastião e Tatuí

Estudos e Intercâmbio

Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e Tatuí

Náutico

Presidente Epitácio, Caconde e Ilhabela

Negócios e Eventos

Piracicaba, Praia Grande e Santos

Parques Temáticos/Parques Naturais

Águas de Lindóia, Itupeva e São Roque

Pesca

Araçatuba, Mongaguá e Presidente Epitácio

Saúde

Águas de São Pedro, Ibirá e Serra Negra

Religioso

Aparecida, Presidente Epitácio e Tambaú

Rural

Charqueada, Jundiaí e Torre de Pedra

Social

Barretos, Bertioga e Socorro

Sol e Praia

Praia Grande, São Sebastião e Ubatuba

Essa tabela identifica, somente, os municípios finalistas, os quais receberão seus prêmios. Na mesma solenidade, marcada para o dia 30 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, serão reveladas as Top Campeãs (uma de cada categoria).

Para conhecer detalhes dos destinos classificados, basta clicar AQUI e acessar o site do evento, navegando por cidade e categoria.

Participaram do Júri Técnico personalidades de destaque em seus segmentos de atuação e bastante envolvidas com as atividades do trade turístico no Estado de São Paulo.

Uma das características do Top Destinos Turísticos é contemplar os municípios capazes de promover a maior integração dos diversos setores da sua economia, investindo e acreditando no Turismo Receptivo como ferramenta geradora de emprego e renda, elevando o nível de qualidade de vida dos seus cidadãos.

PINDAMONHANGABA NÃO CHEGOU

Especificamente quanto a Pindamonhangaba, não houve pontuação suficiente para guindar o município a finalista em nenhuma das categorias.

Conforme fala do Diretor de Turismo, acatada pelos demais gestores da pasta e, também, pelo COMTUR, a inclusão da cidade como candidata a Top Destino Turístico em 12 categorias foi, inicialmente, um exercício para se obter algum tipo de conceituação capaz de conduzir os resultados para a consolidação de uma vocação turística do município.

A partir dessa premissa, válida foi a participação.

Porém, há a urgente necessidade de se promover o Turismo Receptivo de Pindamonhangaba com mais "pé no chão" e menos, bem menos, "oba oba".

Não se promove o turismo de nenhum município sem o responsável comprometimento da gestão, seus representantes e demais órgãos envolvidos, entrelaçando-se com os autênticos representantes de toda a segmentação de negócios os quais, por autêntica vocação, são os mais diretamente favorecidos pela ordenação das ações do Turismo Receptivo.

De há muito tempo a cidade carece desse parâmetro: COMPROMETIMENTO COM A POLÍTICA PÚBLICA E O EFETIVO ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE PRIVADA.

Não é possível divulgar-se o inexistente ou mal formatado. 

Não existe um formato didático destinado à construção do objetivo turístico da cidade, sobrando apenas anúncios caseiros, sem nenhum tipo de resultado a curto ou médio prazo, capaz de emocionar o consumidor dos serviços do trade turístico

Não há, por exemplo, uma campanha planejada para se divulgar os atrativos efetivamente formatados. Cada empresário parece querer, tão somente, obter vantagens, com pouco ou nenhum investimento de esforço, ideias ou compartilhamento de conhecimento.

O principal órgão, destinado - POR VOCAÇÃO - a assessorar o Poder Executivo, é o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo

Lamentavelmente, esse Conselho não se consolida como tal, sem identidade técnica, arrastando-se pelas dobras dos meses e anos numa frágil tentativa de se organizar, por meio de indicações ou votações, no sentido de ter seu quadro completo.

Assim, pela falta de atrativos formatados, consolidados e acessíveis independentemente da mera visitação guiada promovida pelo Detur; pelo desconhecimento ou desinteresse de conselheiros de turismo nomeados e, posteriormente ausentes; pela pouca publicidade planejada tecnicamente, o Turismo Receptivo de Pindamonhangaba continuará, por bom tempo, "sentado à beira do caminho".

O envolvimento, ou o interesse da maioria dos Guias de Turismo, também é mínimo. 

É urgente o empresariado não se fazer representar por nenhum órgão de classe e, sim, acordar para a sua força individual e, em coletivo organizado e motivado, revolucionar-se e assumir, para si, grande parcela de responsabilidade pelo sucesso do Turismo em Pindamonhangaba.

Se depender, tão somente, do Poder Público, haverá, infelizmente, inevitável direcionamento à política partidária e não à vontade de se exercer a política pública para a gestão adequada do Turismo, assim como dos demais setores capazes de oferecer, a todos, melhor qualidade de vida.

Fica a dica.

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(Marcos Ivan de Carvalho

Jornalista especializado em Turismo / ME0091.207/SP

Publicitário ME00066201/SP

Gestor de Turismo)

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