RETOMADA: Bondinhos Aéreos de Aparecida reiniciam operação após obras de melhorias no Morro do Cruzeiro

Atrativo é um dos mais procurados por turistas, após cumprirem devoção em visita ao Santuário Nacional

Após um período de pausa nas operações, os Bondinhos Aéreos de Aparecida retomam suas atividades neste sábado, dia 11 de setembro, às 8h. A partir de agora, o atrativo funcionará todos os dias, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h; aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 16h30.O empreendimento ficou sem funcionar durante 5 meses para a realização de obras de revitalização e infraestrutura no Morro do Cruzeiro, como pintura das sinalizações, atualização das placas informativas e recapeamento do asfalto.A Bontur Bondinhos Aéreos em Aparecida, no interior de São Paulo, é um dos principais atrativos turísticos do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo dedicado à Virgem Maria no Mundo. Inaugurado em 25 de junho de 2014, o empreendimento faz a ligação da Basílica com o Morro do Cruzeiro, outro importante local de peregrinação do município.

Ao todo são 47 bondinhos construídos com tecnologia suíça, que percorrem uma distância de 1,100 km de extensão, a uma altura de até 120 metros. Cada cabine tem capacidade para seis pessoas e possibilita aos visitantes viver uma experiência única, com conforto, segurança e uma vista privilegiada do Santuário e da cidade de Aparecida.

Estação Cruzeiro / Torre Mirante

No complexo Morro do Cruzeiro, o devoto encontra as 14 estações da Via Sacra, onde todos os anos são realizadas as celebrações católicas da Sexta-feira da Paixão, durante a Semana Santa.

No alto, além de um altar para orações, os romeiros ainda podem apreciar uma vista privilegiada da Basílica e da cidade de Aparecida, por meio da Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e uma vitrine panorâmica de 360° de toda região.

A subida ao espaço é feita por dois elevadores, que garantem total acessibilidade aos peregrinos de todas as idades. No topo da estrutura uma cruz de 20 metros simboliza o monumento de fé e devoção para os católicos que visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

História

Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, a 685 m de altitude, o Morro do Cruzeiro é o local onde ocorrem as celebrações da tradicional Via-Sacra na cidade de Aparecida, realizadas todos os anos durante a sexta-feira da Paixão. Uma tradição que começou em 1925, com a fixação da primeira cruz no topo. Vinte e três anos depois, o trajeto ganhou as primeiras capelinhas da Via-Sacra, inauguradas durante a celebração da Semana Santa do ano de 1948, pelo vigário Pe. Antônio Pinto de Andrade.

Em 2000, todo o espaço foi revitalizado, em um projeto arquitetônico do artista plástico Cláudio Pastro e do paisagista Gustaaf Winters. A obra incluiu a arborização, jardinagem e melhoria das instalações, com o asfaltamento do trajeto e a instalação de sinalização, sistema de som e iluminação.

As estações da Via Sacra ganharam painéis ilustrados, produzidos pelo artista plástico Adélio Sarro Sobrinho, que narram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Uma cruz moldada em aço, pesando 25 toneladas e com 20 metros de altura, foi instalada no topo da Torre Mirante, em homenagens às missões evangelizadoras.

Em 2014, o Morro do Cruzeiro foi presenteado com a instalação dos bondinhos Aéreos, um teleférico com cabines fechadas, que integrou o local ao complexo do Santuário Nacional e facilitou o acesso dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

__________________________________________

Wilson Silvaton – Assessoria de Imprensa

Comentários