TRANSPORTES: Aeroporto de Guarulhos ganhará conexão direta - e rápida - com a CPTM

Trajeto de mais de 2km até o aeroporto será percorrido em cerca de 6 minutos

Foi assinada, nesta quarta-feira (8), concessão que garantirá conexão direta entre a linha 13-Jade da CPTM e o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. O trajeto de pouco mais de 2km - normalmente percorrido de ônibus, entre a estação final da linha 13-Jade e o aeroporto - será realizado por tecnologia 100% brasileira e sustentável já em uso em outras localidades, como Porto Alegre e Indonésia, batizada de Automated People Mover (APM).
Criada pelo brasileiro Oskar Koester, a tecnologia do APM utiliza um sistema de bombeamento de ar que movimenta uma vela localizada na parte inferior do veículo, resultando em uma viagem rápida com zero emissão de poluentes. Ao todo, serão 3 veículos totalmente automatizados com 
wi-fi, som ambiente, painéis de informação, espaço para bagagens e ar-condicionado, com capacidade para 200 passageiros cada.
O sistema terá 2.730 metros de extensão e 4 estações – a estação Aeroporto da CPTM e os 3 terminais do aeroporto. O tempo estimado de viagem é de 6 minutos.
O prazo de entrega da tecnologia é de 24 meses, mas a Secretaria de Aviação Civil acredita que o sistema ficará pronto entre o final de 2022 e o começo de 2023. O Governo Federal também assinou uma concessão, possibilitando que parte da outorga devida pela concessionária do aeroporto seja usada na obra.

(Assessoria de Imprensa – Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo)

Comentários