GASTRONOMIA: Festival da Içá é sucesso mais uma vez em Silveiras

Tradicional iguaria ganha sempre mais apreciadores e versões de consumo

Um formigueiro de pessoas invadiu o Rancho do Tropeiro, em Silveiras, para apreciar a gastronomia típica da Região durante o 3º Festival da Içá.

Com muita música boa e a presença de barracas oferecendo, cada uma, um tipo de prato desenvolvido obrigatoriamente com a içá, o Festival teve dois dias de muita movimentação.

Organizada pela Prefeitura silveirense, por meio de sua Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo, Cultura e Eventos, essa festa gastronomica recebeu turistas de divesas localidades do país, como Marechal Floriano (AL); Resende (RJ); Nova Iguaçu (RJ); Porto Ferreira (SP); Paralisópolis (MG) e uma incontável porção de outras cidades.

Com uma grade de shows de MPB, Música Sertaneja e Regional o evento, coordenado pelo secretário Leandro Meirinho e sua equipe, ganhou elogios de moradores locais e visitantes.

A estrela da festa, a Içá, foi consumida em pasteizinhos, quiches, farofas, tortas, feijão tropeiro, arroz formigueiro e, até, na versão cervejeira. Içá in natura, congelada, as pessoas levavam para preparar em casa.

Importantes chefs de cozinha demonstraram, na prática, como se prepara uma versão “incrementada” com a utilização da içá. Renata Porto, por exemplo, da cidade de Caçapava, trouxe para o Festival sua receita de Fettuccine Alfredo com Içá, mostrando que a iguaria combina, também, com essa conhecida preparação de massa ao molho branco.

Rafa Bocaina deu uma aula de como se preparam linguiças de carne suína com içá. Desde os cuidados com a escolha da carne, higienização das tripas, corte e moagem, com adição de especiarias para o tempero, Rafa ensinou a elaboração da Linguiça de Içá.

Pedro Cintra, jovem charcuteiro (arte de fabricar linguiças e outros produtos com carne suína) explicou detalhes das fases de produção de linguiças, de um modo geral, particularizando seu caso de sucesso, premiado que foi em importante programa da principal rede de televisão brasileira, com a até então inédita Linguiça de Içá, cuja patente está registrada, no mundo inteiro, em seu nome. Ou seja, Pedro Cintra, aos 21 anos, é o criador da Linguiça de Içá.

Vitor Rabelo, outro chef convidado para o Festival da Içá, fez aula show com direito a degustação do Feijão Tropeiro com Içá. Com muita didática e habilidade, o professor do Senac Campos do Jordão e chef da Moringa Mantiqueira, restaurante daquela cidade, Rabelo utilizou a matéria-prima associando-a ao feijão guandu e farinha de mandioca de Pindamonhangaba; farinha de milho de São Bento do Sapucaí; linguiça de produtores locais, dentre outros componentes. Suas escolhas são frutos de um dedicado trabalho de pesquisa de campo em busca de sabores (e saberes) da culinária regional. O feijão tropeiro com içá precisa ser degustado para se ter, verdadeiramente, a noção de como é muito bom e uma opção, até, para outros restaurantes da Região.

As crianças da Educação Infantil de Silveiras participaram do evento, fazendo uma apresentação coreográfica no palco da festa.

Farofa do Ocílio

No Rancho do Tropeiro outro chef, o Matheus, preparou e serviu a imperdível Farofa de Içá, com receita desenvolvida pelo saudoso Ocílio Ferraz, dedicado divulgador do costume de se consumir a iguaria. Preparada com farinha de milho branca, sal e alho, foi servida a inúmeros apreciadores e outro tanto de “marinheiros de primeira viagem” os quais, após a degustação, diziam ter sido uma experiência curiosa, agradável e bastante diferente do “arroz com feijão” de todos os dias. Elogios e recomendações foram, muitas vezes, enviados com fotos aos parentes e amigos não presentes.

Tradição, também, em Silveiras, o Almoço Tropeiro foi servido pelo Rancho do Tropeiro, além do Frango à Moda dos Moreira.

Informações extraoficiais nos dão conta de terem passado pelo Festival cerca de 1.500 pessoas por dia, além dos moradores locais.

O 3º Festival da Içá, em Silveiras, consolida o projeto de manutenção da tradição gastronômica, com possibilidade de trabalho e renda para muitas pessoas, além de promover a divulgação das tradições locais, atraindo turistas e, naturalmente, incrementando a ocupação no setor de hospedagem, visitação aos atrativos e motivando aos empresários quanto à importância da constante atualização em termos de qualidade no receptivo.

Um evento notadamente dedicado às famílias, com boa organização, segurança e qualidade dos produtos oferecidos com preços adequados.

(Texto: Marcos IVan, com fotos de Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

A reportagem do Canal39 participou a convite da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo, Cultura e Eventos da Prefeitura de Silveiras.

TRANSMISSÕES AO VIVO DE MOMENTOS DO FESTIVAL DA IÇÁ:

PREPARAÇÃO DO FEIJÃO TROPEIRO COM IÇÁ - CHEF VITOR RABELO

FETTUCCINE À ALFREDO COM IÇÁ - CHEF RENATA PORTO

CHARCUTARIA - FABRICANDO LINGUIÇA DE CARNE SUÍNA E IÇÁ - CHEF RAFA BOCAINA

 

Clique para ver algumas fotos do Festival: 

GALERIA 01                    GALERIA 02               GALERIA 03

 

 

 

 

Comentários