ENSINO: Secretarias de Estado disponibilizam cardápio para atividades eletivas nas escolas públicas envolvendo o Turismo
Objetivo é promover o conhecimento e a motivação para os jovens atuarem no trade.
Da redação do Canal39
Com a participação do secretário de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz (foto ao lado), o Centro de Mídias da Educação do Estado de São Paulo lançou, no início da tarde desta sexta-feira, 06, uma série de propostas para atividades escolares com o intuito de melhor formar os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Lummertz, em sua fala, destacou a importância dessa ação, envolvendo a sua Pasta e a da Educação, para conscientizar alunos e professores a respeito do proveitoso “mergulho” com o intuito de melhor conhecer e entender a dinâmica do turismo.
Com a adoção das atividades eletivas, os estudantes poderão entender melhor sobre a economia proporcionada pelo turismo. Naturalmente, com esse envolvimento sob orientação pedagógica, conhecerão melhor, também, suas raízes e sua história local.
Em outro momento da sua participação, Vinícius Lummertz abordou os processos de concessão de parques, elencando a desoneração do Estado, a geração de incontáveis empregos, incentivo à educação ambiental. “Precisamos tirar os jovens dos shoppings e leva-los para um maior contato com a Natureza”, disse.
Elogiando o trabalho dos profissionais envolvidos com o Projeto de educação para a formação de uma coletividade conhecedora e envolvida com o trade turístico, Lummertz disse ser, a data de lançamento dessas propostas eletivas, um dia muito feliz para o Turismo Brasileiro. “Nossos jovens poderão entender melhor e criar melhor, utilizando o já disponível”, destacou.
A proposta contém atividades para ampliar o autoconhecimento, com plataformas ideais para o nível de aprendizado, incentivando o consenso de coletividade e cidadania, valorizando a expressão cultural de cada localidade.
Além disso, há a inconteste possiblidade de geração de novas oportunidades, tornando cada célula do contexto uma verdadeira expressão universal de turismo e cultura.
A Secretaria de Educação disponibiliza, na plataforma acessada pelos educadores, a proposta dessas eletivas para o ensino do turismo. Naturalmente os professores poderão optar pela sua adoção total ou parcial, haja vista a necessidade – natural – de se obedecer ao Plano de Ensino de cada um.
O ideal é acontecer uma construção coletiva, algo abrangente, novo no Brasil, muito acima do esperado, segundo definiu Lummertz.
CARDÁPIO
Rafael Corderio, diretor de Projetos da Secretaria de Turismo e Viagens, fez breve comentário a respeito do projeto apresentado, reafirmando os objetivos.
O consultor e professor José Veríssimo (ao lado), da FIA USP – Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo - apresentou os três módulos do Projeto.
Resumidamente, associando as três etapas, o intuito é promover a consciência para o turismo, capacitando os estudantes a se tornarem conhecedores das necessidades e potencialidades de cada município.
COMTUR
Por meio da didática e das etapas de desenvolvimento do disponibilizado, os jovens terão condições e qualificações para se organizarem em COMTURs – Conselhos Municipais de Turismo; protagonistas na elaboração dos Planos Diretores de Turismo; capacidade de diálogo e negociação para o fomento do trade local e regional; construtores de redes de turismo.
Além disso, terão condições de melhor encaminhamento para os cursos de formação de Guias de Turismo.
DESTAQUES:
Pelo projeto implantado, os objetivos a serem alcançados estão resumidos abaixo:
(ILUSTRAÇÕES: Frames obtidos durante a transmissão)