TURISMO: Representantes da SETURSP falam sobre regionalização e programa stop over na Feira de Taubaté

Segundo dia da Feira de Turismo teve importantes palestras de orientação e esclarecimento por parte de profissionais do trade

Depois das palestras, uma rodada de conversa e a foto para marcar o encontro (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A Secretaria de Turismo do Estado de SP esteve presente, por meio de seus representantes Ana Carolina de Sousa e Luis Sobrinho, os quais abordaram importantes itens a respeito da regionalização do turismo como ferramenta de melhor governança e bons resultados para o trade e, também – em palestra muito esclarecedora de Sobrinho – sobre o programa Stop Over, o qual envolve as viagens aéreas ou marítimas. Resumidamente, e adequando-se à proposta de cada operadora de viagens, o Stop Over proporciona ao turista a possibilidade de, em meio a uma viagem nacional ou internacional que tenha conexões em São Paulo, a permanencia no Estado além de dois ou mais dias. Com isso, todo o trade ganha mais ocupações e visitantes.

A vantagem do Stop Over é que o passageiro não paga mais. O preço do bilhete continua o mesmo.

O palestrante, ainda, disse da necessidade de as agências emissivas dedicarem mais atenção ao receptivo, haja vista que, com essa ferramenta adotada, essa face do turismo ganha mais interesse e os atores do segmento precisam estar atentos a que tipo de produto entregarão aos turistas. O receptivo passa a ser, então, a chave para o sucesso de quem pretende se servir do Stop Over.

Solange Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Turismo, conversou com o público a respeito da importância da imagem da cidade através do trade turístico. Praticamente foi uma palestra conectada com a fala dos representantes da Setur-SP, haja vista o foco de se promover a cidade, em todos os sentidos, para que haja interesse do turista em permanecer mais tempo em Taubaté ou qualquer outra cidade da Região.

Um case de sucesso, o projeto Os Sertões de Taubaté foi apresentado por seu idealizador e gestor, Silésio Tomé, e que mostra como se desenvolve o receptivo do turismo rural por ele oferecido. De forma simples, e objetiva, Silésio “vendeu” seu peixe e conseguiu sensibilizar aos presentes no que se refere à importância de acreditar no sonho, usar de ousadia e não desanimar ao ouvir críticas.

Fechou a programação do segundo dia de Feira de Turismo em Taubaté a excelente Taubauté Big Band. Segundo o líder do grupo de 16 músicos, foi a terceira apresentação da formação atual. Muita harmonia, musicalidade de bons momentos de incríveis solos. Uma comemoração, até, por conta do Dia do Músico.

A 1ª Feira de Turismo de Taubaté se encerra neste sábado, com a seguinte programação:

14h – Turismo como fator de desenvolvimento econômico, palestra por Bruno Omori – presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo – ABIH SP

15h30 – Case: Caminhos do Vale – Divulgado o Vale do Paraíba, com Sérgio Costa

16h30 – Ações da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC, com Carmola Cândido, Diretora Regional da ABEOC-SP

18h – Case: Rota da Liberdade, com Solange Barbosa, criadora do projeto Rota da Liberdade

19h30 – Show de encerramento, com a Banda Viibe.

 

 

Comentários