APARECIDA: Santuário Nacional amplia estrutura de acolhida para peregrinos

Romarias possuem novo local de certificação. Espaço também oferece informações turístico-religiosas para devotos.

Por Victor Hugo Barros (Sala de Imprensa do Santuário Nacional)

Na próxima segunda-feira (21), a “Basílica Nova” de Aparecida (SP) completa 62 anos de atendimento aos peregrinos. Ao longo do tempo, a estrutura de acolhimento do Santuário Nacional foi aprimorada. Recentemente, o complexo inaugurou um novo espaço para suporte dos devotos que realizam romarias ao principal templo católico do Brasil.
Localizado na marquise do Centro de Apoio ao Romeiro, o Centro de Informações Turísticas e Religiosas (CIT), oferece a emissão dos certificados que marcam o fim das peregrinações. O trajeto pode ser feito a pé, de bicicleta ou até mesmo de motocicleta. A certificação é concedida tanto para os devotos que utilizam as rotas de romarias pré-definidas - que partem de cidades mineiras, cariocas e paulistas – quanto para as romarias que vêm à Basílica por caminhos alternativos.
Ao todo, oito roteiros formam os trajetos oficiais de peregrinação. São eles: o Caminho da Fé, Caminho de Aparecida, Caminho de Nossa Senhora, Caminho da Padroeira, Caminho Religioso da Estrada Real e a Rota da Luz. Quem utiliza estes itinerários necessita portar uma credencial, emitida nos postos de saída. O preenchimento é feito ao longo do percurso, nos pontos de parada da romaria. Na chegada ao Santuário, o peregrino recebe o último carimbo e tem seu certificado emitido.
Já no caso das romarias independentes, que não utilizam os caminhos “oficiais”, a certificação é concedida diretamente no Santuário, sem a necessidade de credenciamento prévio. O diploma é entregue no ato da chegada do peregrino ao Centro de Informações Turísticas e Religiosas. A solicitação do certificado “Rotas da Devoção” deve ser feita pelo próprio peregrino com a apresentação de RG e CPF. Junto com a certificação, o fiel também recebe um boton personalizado como recordação da romaria.
Além deste serviço, no Centro de Informações também é possível saber sobre o funcionamento do Santuário de Aparecida, dias e horários das celebrações e sacramentos, além de indicações de atrativos e roteiros turísticos. O local também funciona como ponto e encontro de localização de achados e perdidos.
Outro atrativo do CIT é a exposição permanente de uma maquete de 13,37 m². Nela, estão representadas, de forma fidedigna, as áreas do Santuário, dentro e fora dos muros. O modelo auxilia na compreensão dos espaços, possibilitando que o peregrino entenda os locais que deseja visitar no complexo.

O Centro de Informações Turísticas e Religiosas funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das 8h às 17h. Informações sobre as peregrinações a pé podem ser obtidas no e-mail [email protected]

 

Comentários