CINEMA: Produção Independente do Vale do Paraíba é destaque no Estado de São Paulo

Projeto de formação tem palestra sobre "O Vale do Paraíba e o Cinema Independente" com apoio do PRoAC

No próximo sábado, dia 19 de junho, a produção cinematográfica no Vale do Paraíba será tema de obra audiovisual nas redes sociais. O jornalista e cineasta André Ferreira irá apresentar a palestra “O Vale do Paraíba e o Cinema Independente”. A atividade é resultado de trabalho iniciado pelo pesquisador em 2017 e foi aprovada pelo edital ‘ProAC Expresso LAB 42/2020, Eixo Licenciamento de Formação (PF), no Estado de São Paulo’. Nesta palestra, o profissional apresenta um perfil atual das produtoras cinematográficas e audiovisuais independentes da região metropolitana, com histórico das produções e análise da realidade regional.

“Desde 2017 estamos fazendo levantamento dos perfis das produtoras cinematográficas que atuam de forma independente na região valeparaibana. Encontramos uma pluralidade de gêneros e diversidade de linguagens, o que mostra a riqueza do nosso cinema regional”, contextualiza o cineasta.
André Ferreira é formado em montagem e edição pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro e atua no ramo do audiovisual e da comunicação social desde 2007, na TV Cidade Taubaté. O trabalho estreia no dia 19 de junho, às 14h, no Facebook da ALFA Produções e no Youtube ANDREALFA100.

Na data, comemora-se o ‘Dia do Cinema Brasileiro’, em referência aos primeiros registros de imagem em movimento feitos pelo ítalo-brasileiro Afonso Segreto, em 19 de junho de 1898, a entrada da Baía da Guanabara. Segreto registrou sua chegada ao Rio de Janeiro, em retorno da Europa no navio Brésil, após ter participado de curso de operação de cinematógrafos. No País, ainda há os que celebrem o 05 de novembro como ‘Dia do Cinema Brasileiro’, devido aos registros que dão conta sobre a projeção cinematográfica pública, de cerca 08 filmetes de um minuto cada, promovida no ano de 1896, na Rua do Ouvidor, centro do Rio de Janeiro.

O trabalho audiovisual nas plataformas sociais tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Economia Criativa, ProAC (Programa de Ação Cultural São Paulo), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Lei Aldir Blanc.

------------------------

(André Ferreira)

Comentários