CULTURA: Taubaté se candidata a compor na Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Música é o formato escolhido para a certificação

A partir de 2004 a UNESCO desenvolve o projeto Rede de Cidades Criativas (UCCN) com o intuito de incentivar e apoiar o intercâmbio cultural entre cidades de todo o mundo as quais, com investimentos em cultura promoção da criatividade se tornam propulsoras do desenvolvimento com sustentabilidade.

Ao todo, atualmente, são 246 cidades as integrantes da Rede, representando mais de 80 Estados Membros.

Considerando os sete principais setores da criatividade em cultura: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes dos Media e Música, os integrantes da Rede de Cidades Criativas se destacam pela inovação e estratégias, em diversas iniciativas capazes de promover impactos na econômica, na sociedade, nos meios culturais e promovendo melhorias ambientais.

Taubaté formalizou-se candidata à Rede com sua representação no campo musical, importante segmento gerador de emprego e renda. No município e na região essa categoria estabelece relacionamento com outras atividades e/ou categorias profissionais ou informais.

O Brasil já conta com algumas localidades integradas à Rede de Cidades Criativas da UNESCO: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG) no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) em design; João Pessoa (PB) em artesanato e artes populares; Salvador (BA) na música e Santos (SP) no cinema.

...............................

Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com informes da Página Social da SETUC-TAUBATÉ

 

 

Comentários