ARTESANATO: Programa capacita interlocutores das Regiões Turísticas de SP

O programa faz parte do termo de cooperação entre as duas secretarias estaduais, assinado em 29 de março.

Nesta quinta-feira (27), as Secretarias de Turismo e Viagens e de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo implementaram, em reunião online, a primeira etapa do Programa Artesanato Local, realizando uma capacitação com interlocutores das 49 Regiões Turísticas paulistas, para integrar a produção artística artesanal com a experiência turística. O programa faz parte do termo de cooperação entre as duas secretarias estaduais, assinado em 29 de março.
Durante a abertura da capacitação, o coordenador Estadual de Turismo, Rodrigo Ramos, destacou a importância do artesanato como experiência turística, o que fomenta a economia e o desenvolvimento local. “Quando uma peça (de artesanato) é adquirida, além da lembrança da viagem, movimenta a economia local”, disse.
Por sua vez, a assessora do Trabalho Artesanal e coordenadora Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Beatriz Freitas, apresentou as principais informações que caracterizam a atividade de artesão, as técnicas de produção mais comuns no Estado e as vantagens de ser um artesão reconhecido pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).
Os interlocutores receberam informações sobre como identificar os tipos de artesanato nas suas regiões, para que o trabalho possa ser integrado aos atrativos turísticos. Os comentários e perguntas mostraram boa receptividade e acolhida dos interlocutores. Em 10 de junho será a vez dos agentes de cooperação da Sutaco receberem capacitação para se integrarem às ações do programa Artesanato Local.
Ações do programa
· Tornar o artesanato um produto associado ao Turismo, que faz parte da experiência turística, fomentando a economia no âmbito da produtividade local e desenvolvimento local.
· Integrar o público da Sutaco (artesãos, associações, comunidades tradicionais e agentes de cooperação) com os profissionais de Turismo (interlocutores, agências, serviços, hospedagem, conselhos municipais etc.) nas 49 Regiões Turísticas, das Estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico do estado.
· Capacitar dos profissionais de Turismo das regiões sobre como incentivar os artesãos locais a darem mais visibilidade ao seu trabalho, tornando o artesanato um atrativo turístico.
· Oferecer oficinas de presença digital para guias de turismo e artesãos, capacitando-os a promover seus trabalhos nos meios digitais e redes sociais.
· Participação da Sutaco em feiras, eventos e ações de divulgação e promoção do turismo desenvolvidas pela Setur-SP, e vice-versa.
· As ações conjuntas visam a disseminação e preservação da cultura paulista, assim como movimentar economicamente as Regiões Turísticas do Estado.

Fonte: Site oficial da SETUR-SP

Comentários