ARTE SACRA: Santo de Casa chega ao Bairro Cerâmica

Pindamonhangaba sedia quarta edição de projeto aprovado no ProaC e desenvolvido pelo Projeto Kilometrarte e TV Cidade Taubaté

O bairro da Cerâmica, em Pindamonhangaba, irá receber no domingo, 30 de maio, a quarta edição do 'Santo de Casa', projeto cujas atividades visam levar às comunidades rurais a arte das 'paulistinhas', minis esculturas moldadas em barro que marcaram a história do interior paulista, especialmente da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, nos séculos 18 e 19. As atividades serão realizadas na Casa da Cerâmica, bairro Cerâmica, das 13 às 18 horas. A iniciativa, aprovada pelo edital 10/2019 ProaC Expresso (programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo), é desenvolvida em parceria com o Projeto Kilometrarte e TV Cidade Taubaté. Nesta edição, também contará com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura local.

Os participantes irão conhecer a exposição monitorada do artista plástico e santeiro Alexandre de Morais, pesquisador das 'paulistinhas', seguido de oficina de modelagem em argila. Os alunos poderão confeccionar livremente a imagem de devoção. "Daí o título 'Santo de Casa', por se tratar da fé de cada um, respeitando-se características como ter de 15 a 20 centímetros, traços simples, pouca cor ou ao natural, podendo ser crua ou queimada", explica o oficineiro.

O objetivo do 'Santo de Casa' é reacender a produção de 'paulistinha', não só como resgate cultural, mas como instrumento para revelar talentos, estimular a economia criativa e um circuito do segmento na RM Vale do Paraíba. "Queremos contribuir para a reafirmação da identidade cultural valeparaibana, através da preservação do gênero paulistinha", afirma Luiz Claudio Daniel, autor da proposta. Ao final, ocorrerá a primeira exposição dos trabalhos dos alunos. .

O Projeto 'Santo de Casa' já foi promovido em São Bento do Sapucaí, Caçapava e Taubaté. Ainda será realizado em Santo Antônio do Pinhal, Redenção da Serra, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Roseira, em bairros periféricos dos municípios contemplados. .

Devido à pandemia de Covid-19, as inscrições foram feitas de forma antecipada e atividades em Pindamonhangaba serão desenvolvidas em meio período, obedecendo às recomendações determinadas pelas autoridades sanitárias e públicas.·.

Programação em Pindamonhangaba

12h00 - Chegada da equipe do 'Projeto Santo de Casa' na Casa da Cerâmica

12h30 - Montagem da exposição do artista plástico Alexandre de Morais

13h00 – Recepção dos participantes, com orientação sobre os cuidados sanitários de combate a proliferação do coronavírus e informações sobre o Projeto.

13h10 - Inicio da oficina de modelagem

15h00 - Parada para café

15h15 - Retomada para finalização das obras

17h00 - Substituição da exposição do professor pela exposição dos alunos

17h30 – Entrega de certificados

18h - Encerramento

Serviço Projeto Santo de Casa

Local: Estrada Municipal da Cerâmica, s/nº

Bairro Cerâmica, Pindamonhangaba/SP

Data: 30 de maio de 2021 - domingo

Horário das atividades: das 13 às 18 horas

Número de vagas para oficina: 15 participantes

As inscrições já estão sendo realizadas no local, com o líder comunitário.

No dia também poderão ser realizadas, caso haja vagas remanescentes.

Fotos: Lilian Margareti / Marcelo Júnior Peres

Saiba mais em: https://www.facebook.com/santodecasaproac/

(Com informações de Cláudia Mello / Luiz Claudio Daniel)

Comentários