CADASTUR: Jacareí entende a importância de somar esforços pelo sucesso do turismo receptivo

Parceria inteligente entre Prefeitura e COMTUR orienta sobre vantagens do Cadastur

O cenário estabelecido pelos efeitos da pandemia afetou grandemente o trade turístico.

As viagens foram suspensas, por algum tempo, e agora – mais intensamente – os prestadores de serviços precisam recompor suas atividades.

Há bom tempo existe, por parte do Ministério do Turismo, a disponibilização do CADASTUR, certificado de habilitação capaz de bem encaminhar as negociações pela conquista de financiamentos para projetos com melhores condições de amortização.

Com esse foco e por entender seu compromisso com a coletividade, principalmente por conta de a cidade já ser um MIT – Município de Interesse Turístico, a Prefeitura de Jacaréi une esforços entre por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, importante órgão com poderes consultivos e deliberativos, representante dos segmentos da sociedade civil.

Está em andamento, no município, uma campanha de incentivo aos estabelecimentos e prestadores de serviços para estes obterem o registro no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, fornecido pelo MTur.

Com o CADASTUR, cuja emissão é gratuita, os atores do trade terão condição de obterem o Selo de Turismo Responsável e, com a mesma importância, acesso a linhas de crédito.

“Para o setor continuar evoluindo, é necessário certificar que os prestadores de serviços turísticos em nossa cidade tenham o Cadastur e o Selo Turismo Responsável, que pode ser feito de forma prática, pela internet, e é gratuito”, explicou a diretora de Turismo de Jacareí, Maria Rita Dabkiewicz.

Em texto publicado no site oficial do município, há o detalhamento das vantagens gerais para aqueles detentores do Cadastur e do Selo de Turismo Responsável. “Aqueles que realizarem o cadastro terão maior visibilidade e segurança para turistas que procuram por prestadores regularizados no site do Cadastur, além de apoio e oportunidades de negócios, como acesso a programas e projetos do Ministério do Turismo, incluindo cursos de qualificação e apoio em feiras e eventos, além de acesso a financiamentos exclusivos por meio de bancos oficiais. Esse cadastro deve ser feito diretamente pelo site do Ministério do Turismo. Atualmente, a cidade tem 37 estabelecimentos cadastrados.

Selo e Incentivo

Já o Selo de Turismo Responsável é um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

Para ter acesso ao selo, as empresas e os guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur. Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. Para obter este selo, também é necessário fazer o cadastro no site do Ministério do Turismo.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Turismo de Jacareí, pelo telefone 3955-9177 ou e-mail: [email protected]”.

Com informações do site oficial do MIT Jacareí.


 

 

 

 

 

Legenda: Jacareí faz campanha para incentivar estabelecimentos do turismo a obter Cadastur e o Selo do Turismo Responsável

Comentários