INTEGRAÇÃO: Flores e sua contribuição para uma cidade evoluir em todos os setores turísticos (Contém vídeo)

Quando a liderança e a iniciativa organizada contribuem para o turismo receptivo

Comprovadamente, de há muito, “uma andorinha não faz verão”.

Assim como, em Turismo, trabalhar sozinho ou não compartilhar ideias é quase um espetacular passo para o fracasso.

Por isso, importante se faz a constituição de associações; grupos vocacionados para o trabalho conjunto; criação e formação sólida de um COMTUR porta-voz da sociedade civil; comprometimento de todos os setores de uma comunidade. Leiam-se, em se tratando de todos os setores, os poderes Executivo e Legislativo, a Sociedade Civil, o Terceiro Setor, as organizações não governamentais, clubes de serviço e, até, organizações religiosas. Se isso não ocorrer, fica um buraco no compromisso de querer a cidade pronta para turistas.

Todo esse elenco de atores e protagonistas precisa estar afinado, para o acontecimento de melhores tempos, de verdade, para o Turismo Receptivo.

Dessa maneira, surgem ideias, planos, desenham-se ações e compartilham-se os esforços.

Flores. Essa a escolha de um bom número de interessados em fazer o trade se movimentar de maneira ordenada, cooperativa e focada em resultados.

Flores em combinação com a criatividade, e um indisfarçável desejo de trazer mais turistas para a cidade, é a forma inteligente e produtiva adotada pela população de Areia, um daqueles “brincos” capazes de conquistar a preferência de visitantes e moradores.

Em Areia o turista aprecia flores nas janelas e nos estabelecimentos comerciais. Enfeitam a chegada e agradecem a cada partida.

Flores, por definição da população, harmonizam com Areia e, assim, consolidam os caminhos para bem receber.

Pode-se afirmar, sem sombra de dúvidas, ser uma “pegada legal” enfeitar as ruas do Brejo da Paraíba. Areia e Remígio são vizinhas e se organizaram para consolidarem a Estrada das Bougainvilles! Uma ação da ATURA – Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia e da ATURR – Associação de Turismo Rural e Cultura de Remígio. Para florir o Brejo da Paraíba!

Em Areia, naturalmente, as pessoas se cumprimentam com flores, recepcionam visitas com flores.

No vídeo abaixo, Leonaldo Andrade, da Universidade Federal da Paraíba, explica detalhes sobre as bougainvilles. Vale a pena assistir e entender como é muito bom copiar exemplos de como fazer bem feito, mesmo sem a participação do Poder Público.

 

(Texto: Marcos Ivan, Canal39)

 

Comentários