TEATRO: Espetáculo "Amor/Manifesto" analisa reflexos da pandemia e inspira jovens a manter a sensibilidade

Temporada virtual de estreia do espetáculo "Amor/Manifesto" do Coletivo AMAPOLA de Teatro e Poesia Urbana, que será transmitida gratuitamente através do canal do grupo no Youtube

De 23 a 25 de abril de 2021,  sexta-feira e sábado, às 20h00, domingo às 18h00, acontece a temporada virtual de estreia do espetáculo "Amor/Manifesto" do Coletivo AMAPOLA de Teatro e Poesia Urbana, que será transmitida gratuitamente através do canal do grupo no Youtube 

Em razão da pandemia da COVID-19, o espetáculo presencial "AMOR MANIFESTO ou Poema da Pequena Morte" ganhou uma adaptação inédita para o formato digital intitulada "Amor/Manifesto".

Com direção geral de Lilian de Lima e dramaturgia de Lis Ricci, o espetáculo conta com a Adaptação e Direção Audiovisual de  Tico Dias e Binho Cidral, mesclando elementos de Cinema e Teatro, vislumbrando uma experiência digital interessante para o público jovem.  O roteiro é assinado pelos quatro artistas, Lis Ricci, Lilian de Lima, Binho Cidral e Tico Dias.

"Recriamos esse espetáculo na tentativa de dialogar com o tempo presente, levando em consideração o distanciamento social necessário neste momento. No processo criativo dessa nova versão, imaginamos a poesia como um caminho para conduzir o público jovem a uma experiência de trocas de afeto, inspirando a esperança em dias melhores", explica o Coletivo AMAPOLA.

Inspirada na famosa fábula "A Cigarra e A Formiga" a montagem questiona em que momento da vida somos um ou outro, e traz essa reflexão para a complexidade do momento atual, refletindo sobre como o cotidiano nos contagia e cega, ou quando o amor e o afeto nos despem e trocam nossa pele.

A partir de um encontro ao acaso, a Cigarra passa a questionar o olhar corriqueiro e sistemático da Formiga, propondo uma nova forma de perceber o mundo. Um caminho de mudança que pode ser possível por meio do afeto e da empatia.

"A pandemia trouxe uma realidade de desigualdade social ainda mais gritante, uma luta árdua pelo sustento, além de exigir de cada um de nós o isolamento em prol do coletivo. Isso tudo tem nos endurecido. Mas, como permitir que o corpo sensível continue existindo dentro de nós? Como continuar sendo Cigarra com a vida "enformigando" todo dia?", explica o coletivo.

Abordando o tema com leveza, "Amor/Manifesto" é inspirado na poesia e na arte urbana, enxergando nesse universo um terreno de possibilidades de transformação social e inspirando um olhar através dessa perspectiva para a nossa realidade atual.

"Durante o processo de criação, ouvimos relatos de jovens que por se sentirem oprimidos pelas urgências da vida, acabavam se esquecendo de quem são como seres sensíveis, empáticos e viventes. Por isso, queremos trazer essa reflexão para esse público, entendendo que essas pessoas estão justamente na fase de se perceberem no mundo", comenta o grupo.

O Coletivo AMAPOLA de Teatro e Poesia Urbana é um grupo de São Paulo, criado em 2015, que possui dois espetáculos. O primeiro, A Cumplicidade das Cigarras, foi montado de forma independente e estreou no 10° Festival Mundo, em João Pessoa – PB, em 2015.

O processo de criação do segundo espetáculo, "AMOR MANIFESTO ou Poema da Pequena Morte", foi realizado a partir do edital ProAC-ICMS e finalizado em 2020. Em razão da pandemia, a peça foi adaptada para o formato online com o nome "Amor/Manifesto". A nova temporada começa no dia 23 de abril, com apresentações abertas ao público geral e três apresentações especiais para instituições educacionais públicas, que atendem estudantes a partir dos 14 anos.

As ações fazem parte do projeto Amor Manifesto Online contemplado no PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-juvenil com apresentação online, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com "Amor/Manifesto", o Coletivo AMAPOLA busca inspirar um olhar mais humano e afetuoso das pessoas para o modo como vivemos, para que a sensibilidade, o afeto e empatia, prevaleçam apesar do cenário complexo vivido no Brasil atualmente.

Mais informações em: www.instagram.com/coletivoamapola ou @coletivoamapola

Ficha Técnica:

Elenco: Caroline Oliveira, Filipe Celestino, Lis Ricci, Priscila Ortelã e Thiago Mota | Dramaturgia: Lis Ricci | Direção geral: Lilian de Lima | Roteiro: Lis Ricci, Lilian de Lima, Binho Cidral e Tico Dias | Adaptação  e Direção Audiovisual: Tico Dias e Binho Cidral | Cenário: Julio Dojcsar | Figurinos/adereços: Silvana Marcondes, Gizele Panza e Larissa Miyashiro | Direção Musical: William Guedes | Co-direção musical e trilha sonora: Thiago Mota | Canções: Marcelo Zorzeto e Criolo| Preparação corporal: Uil Braga | Arte Gráfica: Felipe Tercetto | Assessora de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção: Lucas Vedovoto | Assistência de produção: Priscila Ortelã

SERVIÇO - Amor/Manifesto

SINOPSE: A obra é inspirada na fábula A Cigarra e a Formiga, que tantas vezes foi contada durante a infância, para ensinar às crianças o valor do trabalho.

Na fábula do Coletivo AMAPOLA, a partir de um encontro ao acaso, a Cigarra passa a questionar o olhar corriqueiro e sistemático da Formiga, propondo uma nova forma de perceber o mundo nesse estado pandêmico. As ruas, as paredes, as avenidas e a vida lá fora ganham um novo contorno. A partir das memórias afetivas que a Cigarra divide com a Formiga, elas se transformam juntas. E a fábula é contada a partir da ótica de um coletivo de artistas que grita, canta e pinta, entre as paredes cinzas que ainda podem ser espiadas pelas janelas e telas. Duração: 20 minutos (aproximadamente)

Quando: 23, 24 e 25 de abril de 2021

Horário: Sexta-feira e sábado, às 20h00 / Domingo às 18h00

Onde assistir: YOUTUBE

Classificação Livre - Grátis

...................................................

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Comentários