GESTÃO: Conturesp mostra otimismo com ações pela retomada

Turismo Interno de Proximidade é assertiva de Vinícius Lummertz

Por todos os setores do trade turístico há, notadamente, uma crescente expectativa quanto à retomada das atividades mais próximas da normalidade.

Esse clima marcou a recente reunião do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo – CONTURESP, evento contando com a presença do secretário de Estado Vinícius Lummertz, titular da pasta do Turismo.

Durante sua fala, Lummertz não descartou a necessidade dos cuidados protocolares quanto ao enfrentamento à covid-19 e anunciou a prática de viagens curtas, enquadradas, por ele, no Turismo interno de Proximidade. “Este cenário é fruto de mais cuidados, mais vacinas e menos riscos, pois as perspectivas são matemáticas pela blindagem das vacinas. E estamos nos preparando para sair de forma definitiva desta fase”, disse.

A liberação de maiores patamares de crédito, por meio de bancos como o Desenvolve SP, o qual há operacionalizou R$ 2 milhões; Fungetur; operações orientadas pelo SEBRAE já apontam como soluções bastante viáveis.

Ficou evidenciado, durante a reunião, forte aumento na busca pelo Ecoturismo, com destaque para a região de Brotas.

Outra importante ação comporta o projeto de sinalização das Rotas Turísticas; criação das Rotas Cênicas no Vale do Ribeira e dos Distritos Turísticos contidos na Região de Serra Azul e Olímpia.

 Lummertz anunciou a realização de campanhas nas Regiões Turísticas Paulistas e na cidade de São Paulo, tudo no segundo semestre. “Viajar perto também é bom”, ressaltou.

A mesma importância se deu por conta dos objetivos e resultados da plataforma eletrônica “Melhores Práticas em Turismo”. Essa ferramenta digital oferece recursos para os prefeitos terem melhor gestão e atuarem no enfrentamento da crise causada pela pandemia. Os conselheiros, modo geral, ficaram bastante satisfeitos com a apresentação.

Mesma abordagem e resultados devem acontecer com o projeto Viva Rua SP, orientando para a adequada ocupação dos espaços públicos pelos empreendimentos do trade turístico.

Outra importante discussão foi a respeito da recomendação às prefeituras, no sentido de realizarem ações no sentido de terem, em seu quadro de servidores, profissionais formados em Turismo. A configuração pode ser atendida com a contratação de estagiários ou serviços terceirizados.

Os conselheiros consideram importante a presença de um profissional especializado para melhor estruturação do turismo nas cidades e regiões.

...........................................................

Texto: Marcos Ivan, da Redação do Canal39

Foto: Reprodução da Internet / SETUR

Comentários