TEATRO: Montagem colaborativa foca questionamentos e reflexões sobre as emoções humanas
Cia. De Teatro Variante mostra “Medeia em Faces” pela rede mundial de computadores
IMPORTANTE: O texto a seguir foi extraído, em sua íntegra, da página de divulgação oficial desse evento cultural, à qual pertencem todos os créditos. (Nota da Redação do Canal39, em apoio à proposta dos envolvidos)
“DESCRIÇÃO DO EVENTO
Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura por meio da Lei Aldir Blanc e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Programa de Ação Cultural (PROAC) e Instituto IA3.ORG (Cia de Teatro Variante) apresentam:
MEDEIA EM FACES
"Um espetáculo transformador para quem faz e para quem vê"
Em uma ação inédita, a Cia de Teatro Variante, formada por jovens do projeto Atores Sociais doInstituto IA3.ORG, estrelam este espetáculo impactante sobre uma das figuras femininas mais fortes da dramaturgia.
SINOPSE
“Medeia em Faces” traz de forma íntima o mito, até hoje recorrente em nossa sociedade, que desafia o tempo ao aproximar a mulher grega da mulher contemporânea provocando o paradoxo da razão x emoção no público, ao julgar essa amante que oscila entre o mito e o humano. Ela é a bruxa, a mãe e a dona de casa, um ser passional que usa todo o seu conhecimento para dar à Jasão, seu marido, o poder desejado e, em retribuição, é traída por ele. Sem família, sem rumo, ultrajada vai às últimas consequências, do amor incondicional à ira irreversível, ao assassinato dos seus filhos que ela tanto ama.
INFORMAÇÕES:
Gênero: Tragédia
Classificação: +16 anos.
Duração da Peça: 60 minutos.
Duração da Discussão: Até 30 minutos
Datas: 10 e 11; 17 e 18; 24 e 25 de abril de 2021.
Horários: Sábados e Domingos a partir das 20:00h
A sala de espera do espetáculo estará aberta 15 minutos antes
DRAMATURGIA
(Alberto Santiago)
Com a proposta de contribuir para a formação cultural universal de alunos do ensino médio, educadores e público em geral, onde a expressão artística de extrema proximidade e interatividade possibilita a vivência teatral reflexiva, a Cia de Teatro Variante do Instituto IA3.ORG decidiu se basear cenicamente no mito Medeia na tragédia grega de Eurípides (431 a.C.).
Para criarmos a dramaturgia dessa encenação foi imprescindível entendermos o papel da mulher na sociedade grega em que foi escrita, até a sua atual situação junto à sociedade. Cônscios dos dois pontos dessa longa linha do tempo, traçamos um roteiro que estivesse presente nessas duas mulheres: Medeia de 431 a.C e Medeia de 2018. Amor, traição, mutações psicológicas, morte, maternidade, reações e inquietudes próprias da alma humana, permeiam a mulher de ontem e hoje. Fazendo delas a mesma.
Ao interrogarmo-nos sobre o objetivo de Eurípides quando contrapõe uma mulher atuante, com saberes mágicos, com conhecimento para intervir diretamente na natureza e manipulá-la farmacologicamente, de caráter feroz e espírito implacável, dentro de um mundo adverso, machista, que criou um padrão de comportamento feminino baseado em ser submissa, silenciosa e passiva, concluímos que se estabeleceu um confronto equilibrado entre essas duas forças.
É de uma Medeia quase solitária contracenando consigo mesmo e com imagens virtuais provenientes de elementos cênicos de nossa contemporaneidade, que se faz uma dramaturgia de ações, sons, intensidades e entrelinhas, tendo como grandes contribuintes, os meios audiovisuais. A partir de estudos de fatos reais e fictícios a obra foi criada colaborativamente entre os participantes do projeto, supervisionado pelo diretor Alberto Santiago, que organizou as propostas na expressão de uma das figuras femininas mais impressionantes da dramaturgia universal.
Não esperamos que a ação organizada nessa dramaturgia venha trazer soluções definitivas, mas que venha provocar questionamentos e reflexões, contrapondo: amor e vingança; e discussões sobre o domínio das emoções humanas. Em suma, queremos que esse fascinante mito, que nos traz mais dúvidas do que respostas, nos faça mergulhar com profundidade no universo denso e nebuloso da nossa alma humana. A dramaturgia de Alberto Santiago dialogará com adultos, mas também com adolescentes ao optar por linguagem coloquial, porém inovadora, que unido à configuração intimista da ambientação, aproxima o espectador da experiência do mito, favorecendo suas reflexões de temas importantes na contemporaneidade como o respeito da integridade humana e a ebulição emocional descontrolada.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Alberto Santiago
Direção de Produção: Alberto Santiago
Direção Artística: Wesley Silva
Figurino: Marlene Santiago
Sonoplastia: Natália Mendrot
Operador de Som: Anderson da Silva
Iluminação: Alberto Santiago
Operador de Luz: Anderson da Silva
Maquiagem: Ellen Prado
Orientador Sócio Educativo: Fábio Mendes
Preparador Vocal: Wilson Maximiano
Preparação de Corpo: Alessandra Rodrigues
Criação da Personagem: Alberto Santiago
Contextualização Histórica e Simbólica: Fábio Mendes
Equipe Divulgação
Publicidade: Macost
Fotografia: Raquel Marques
Assessoria de Imprensa: Communicare
Conteúdo Digital: Communicare; Macost; Sorella Studio
.....................................
Sobre o produtor
A Cia de Teatro Variante é uma iniciativa que integra o Projeto Atores Sociais do Instituto IA3.ORG, e que em mais de 05 anos já atendeu cerca de 500 crianças e adolescentes no município de Pindamonhangaba/SP. Neste período foram mais de 60 apresentações ao público. Amparado nas diversas ferramentas de desenvolvimento, interpretação cênica e exercícios de dramaturgia, o projeto Atores Sociais visa ao protagonismo de crianças e adolescentes e ao fomento à cidadania.
O IA3.ORG – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem – foi constituído em 15 de maio de 2008, caracterizando-se como uma associação sem fins lucrativos de iniciativa privada com independência administrativa e financeira. Com sede no bairro Feital, em Pindamonhangaba (SP), o IA3.ORG tem como missão contribuir para a formação integral de adolescentes através de atividades educacionais, culturais, esportivas e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Em seus 12 anos de atuação no município, são cerca de 4 mil atendidos por meio de múltiplos projetos mantidos pela instituição, como projetos dos Programas Educação para o Trabalho, Incentivo à Cultura e Socialização e Educação e Conscientização Ambiental.
ORIENTAÇÕES DE ACESSO:
Ao realizar o primeiro acesso ao Sympla, nossa plataforma online, você será direcionado ao evento ao pesquisar por “Medeia em Faces”. Após selecionar a melhor data pra você, prepare-se para adquirir o seu ingresso gratuito. Primeiro, cadastre o e-mail que você mais utiliza na plataforma Sympla, pois você receberá o seu ingresso em sua caixa de mensagem. Segundo, no dia da apresentação, a sala vai estar liberada pra acesso 10 minutos antes do horário divulgado; por isso, é recomendável que você já tenha feito o “download” do aplicativo Zoom para seu computador ou celular. Você pode baixar antecipadamente o Zoom para garantir que não terá problemas no momento do espetáculo, mas também pode optar por baixa-lo no momento da exibição, quando o Sympla verificará se você possui o app e então te direcionará automaticamente para o evento.
REDES SOCIAIS
Instagram IA3.ORG: @ia3.org_oficial
Instagram Cia de Teatro Variante: @ciateatrovariante
Facebook IA3.ORG: https://www.facebook.com/IA3.ORG
Facebook Cia de Teatro Variante: https://www.facebook.com/ciateatrovariante”
___________________________________________
Singela colaboração do Canal39 – Turismo e Cultura